sexta-feira, 6 de maio de 2011

URBI

Recuperando uma noticia de Março 2011...
 
A Câmara Municipal de Esposende, juntamente com a Santa Casa da Misericórdia de Esposende e o Forum Esposendense, assinou, ontem, com a Autoridade de Gestão do Programa Operacional da Região Norte — ON2, os Contratos de Financiamento das Operações do Programa de Acção URBI — Esposende.
Com um investimento global de 6,68 milhões de euros, o URBI Esposende integra 16 projectos e contém cinco eixos prioritários de intervenção, designadamente a qualificação do espaço público e valorização ambiental, reordenamento do espaço urbano, intervenção social, intervenção cultural e dinamização da parceria local, sendo que a área de intervenção se centra na cidade de Esposende, designadamente nas freguesias de Marinhas e Esposende.
No que respeita à Câmara Municipal, serão executados os seguintes projectos: Requalificação urbana dos bairros da Sozende, da Visconda e da Mangalança; Requalificação urbana da zona central de Esposende; Deslocalização empresarial; Esposende Cidade Natura; Mercado Municipal; Centro de Segurança Pública; Reabilitação do Bairro Social de Esposende; Domus Social e Parque de Gerações.
A Santa Casa da Misericórdia de Esposende integrou neste programa a requalificação da Igreja da Misericórdia e o Forum Esposendense a instalação do Museu Marítimo de Esposende.
Apesar de não terem sido assinados nesta fase os respectivos contratos de financiamento, integram também o URBI o projecto de Requalificação do Centro Social da JUM (Juventude Unida de Marinhas), o Espaço Jovem Norte do Futebol Clube Marinhas e o Espaço Jovem Sul da Associação Desportiva de Esposende.
Em representação do Município, o Vice–Presidente da Câmara Municipal apontou o desenvolvimento que o concelho sofreu nos últimos anos para dizer que, apesar da actual conjuntura desfavorável, "Esposende vai cumprir os seus compromissos e concretizar os dois grandes projectos em que se encontra envolvido", nomeadamente o Polis Litoral e o URBI Esposende, que "implicam uma comparticipação financeira por parte do Município na ordem dos 5,2 milhões de euros". Benjamim Pereira referiu que em causa está um investimento global que ultrapassa os 35 milhões de euros e sublinhou que, não obstante as dificuldades que o Município atravessa, "seria criminoso não aproveitarmos estes fundos que estão ao nosso dispor".
O Vice–Presidente aproveitou a oportunidade para garantir que, numa óptica de equilíbrio e de justiça na repartição dos investimentos, a Autarquia irá levar a cabo um conjunto de intervenções nas freguesias que não são abrangidas por estes programas.
Carlos Duarte, da Comissão Directiva do Programa Operacional Regional do Norte – ON2 realçou que "este é um processo exigente e que Esposende teve o mérito de ver as suas candidaturas aprovadas". Elogiou, assim, "a visão estratégica para a cidade liderada pelo Município", a quem reconhece "ambição e visão de futuro", e saudou o espírito de parceria alcançado para a materialização do URBI. "Esposende tem futuro", afirmou

Sem comentários:

Enviar um comentário