quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Casa das Marinhas

A Câmara Municipal de Esposende adquiriu em 2010, através da celebração de um protocolo com a Universidade do Porto, a “Casa das Marinhas” que pertenceu e foi projectada pelo Arquitecto Viana de Lima, natural de Esposende (nasc. 18 de Agosto 1913), e construída em 1954 por empresas de construção civil locais, estando actualmente em vias de classificação como “Imóvelde Interesse Público.”

Esta casa foi projectada pelo arquitecto para o seu próprio usufruto, e da sua família,  com uma grande liberdade programática, que se reflecte na fluidez e complementaridade dos espaços e acabamentos entre a pré-existência - moinho - e o volume novo. É uma obra fundamental no percurso do arquitecto e da arquitectura portuguesa, no original confronto, materializado, entre o purismo do Modernismo e a tradição vernacular portuguesa.

Contudo, e apesar da extrema qualidade do projecto, a casa foi "abandonada" pelo próprio autor e esposa após a trágica morte simultânea dos seus dois filhos adultos, em 1960. Posteriormente, por testamento, foi doada a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, com o intuito de se instituir um prémio para os melhores alunos da FAUP e FBAUP, a partir do produto da venda do imóvel.  Actualmente é pertença da Câmara Municipal de Esposende.

    
Muito procurada por estudantes de arquitectura

Durante o 2.º trimestre de 2011 foram contabilizados mais de 150 visitantes na “Casa das Marinhas”. Estas visitas integram o programa académico da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), subordinado ao tema “a arquitectura modernista”. Prevê-se ainda o acolhimento de grupos de estudantes e professores da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho.
No contexto de preservação e de protecção deste valioso imóvel a Junta de Freguesia procedeu à limpeza e valorização do espaço ajardinado, estando previsto brevemente uma intervenção de requalificação do imóvel, integrado no programa de dinamização cultural, que será realizada pela Câmara.

Sem comentários:

Enviar um comentário