terça-feira, 30 de agosto de 2011

Feira Medieval

A cidade de Esposende vai ser palco da I Feira Medieval. O evento vai animar as ruas da cidade no primeiro fim-de-semana de Setembro, com o objectivo de atrair turistas e dar vida à cidade.
 
A Feira Medieval é um evento organizado pela ACICE (Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende), que pretende criar novas formas de animação de rua, atraindo turistas e visitantes até ao concelho de Esposende, nesta época de verão.

O evento está marcado para os dias 02, 03 e 04 de Setembro, e pretende dar vida aos principais espaços da cidade, como é o caso do Largo dos Peixinhos, Praça do Município, Rua 1º de Dezembro e Rua Conde de Castro.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

S. Bartolomeu

Diário do Minho- 25 de Agosto
A tradição voltou a cumprir-se, ontem, na freguesia de S. Bartolomeu do Mar, em Esposende, com milhares de devotos a concentrarem-se para homenagear o santo e, ao mesmo tempo, pedir-lhe protecção. Houve ainda quem aproveitasse para cumprir promessas. Um dos pontos altos da festividade é o chamado Banho Santo, tradição que se repete desde o século XVI e que visa livrar as crianças de maleitas como a epilepsia, a gaguez ou o medo.


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Jogo de apresentação

O FC Marinhas (séniores) faz o jogo de apresentação, para a época 2011/2012, na Quarta-feira, 24/08 às 21h00, com o Neves FC.

         

CEA - Inauguraçao

Foi assim, a inauguração do CEA- Centro de Educação Ambiental, no passado dia 19 de Agosto.
                                        
   
                                                                                                         
    
   
 
E nos discursos, o Presidente da Junta, afirmou estar muito satisfeito com a inauguração deste equipamento na freguesia de Marinhas, mas disse também, esperar que se concretize o projecto de requalificação dos Moinhos de Abelheira (parque temático) para depois, se puder dizer que Marinhas possuirá um forte complexo de interesse ambiental e turistico. Falou também da aspiração da concretização das obras da estrada para a Sra da Paz.

    
E o Presidente da Câmara afirmou que a inauguração do Centro de Educação Ambiental representava a concretização de um dos projectos que ele considerava como pertencente a um lote de projectos pessoais. Deu os parabéns e agradeceu a todos (instituições e pessoas) que trabalharam no projecto e garantiu que os equipamentos utilizados neste centro são do melhor que há, fazendo do espaço um lugar fantástico...
 
   

domingo, 21 de agosto de 2011

Lacticinios das Marinhas

Palavras do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, João Cepa, na homenagem aos Lacticinios das Marinhas, que recebeu a Medalha de Mérito Municipal, durante a cerimónia do Dia do Municipio, no passado dia 19 de Agosto

"Quisemos também este ano, numa altura em que a crise económica está a afectar particularmente o tecido empresarial, homenagear e distinguir uma empresa local: os Lacticínios das Marinhas.

Tal como aqui já foi referido, esta empresa, fundada há 57 anos, tem-se afirmado como uma das melhores indústrias do concelho, ocupando a nível regional e nacional uma posição de destaque no sector dos lacticínios.

É óbvio que o sucesso de uma empresa depende muito de quem a administra e de quem nela trabalha. É por essa razão, que prestamos aqui a nossa homenagem aos fundadores, administradores e trabalhadores da empresa Lacticínios das Marinhas.

Fazemos votos de que os seus produtos continuem a ter um elevado reconhecimento no circuito comercial, distinguindo-se como produtos de grande qualidade."

Incêndio

No final da tarde deste quentissimo Sabado, deflagrou um incendio na bouça a poente da EB 2 3 de Marinhas que  prontamente foi dominado pelos bombeiros de Esposende. Foi um pequeno incêndio que demorou pouco mais de meia hora, mas que mesmo assim, e muito rapidamente queimou uma razoável área. Como dizia alguém no local, quase todos os anos há incendio, ali ...
        

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Centro de Educação Ambiental

in Correio do Minho- 16/08/2011

A criação de hábitos e mudanças de comportamentos em prol do desenvolvimento sustentável é o grande objectivo do Centro de Educação Ambiental (CEA), na Quinta do Paiva, em Esposende - um novo pólo de sensibilização, formação e educação ambiental, que vai ser inaugurado no próximo dia 19, precisamente no dia em que se celebra o Dia da Cidade e do Município.

É um projecto levado a cabo pela empresa municipal Esposende Ambiente e pela Câmara de Esposende, representando um investimento global na ordem de um milhão de euros, tendo sido a obra e os equipamentos comparticipados em cerca de 665 mil euros.

Trata-se de “um espaço de excelência para a investigação, a exposição e a aprendizagem de matérias relacionadas com o ambiente, nas suas mais variadas componentes e, numa perspectiva que se pretende transversal ao nível de temas e abrangente no que concerne aos públicos-alvo”, diz Alexandra Roeger, presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente.

Público explora conteúdos digitais

A interactividade é um dos conceitos mais explorados no novo Centro de Educação Ambiental (CEA) de Esposende através da exposição interactiva permanente que disponibiliza ao público visitante, que através de quadros, mesas e jogos interactivos tem a possibilidade de explorar as várias temáticas ambientais abordadas, desde a água aos resíduos, energia, biodiversidade e alterações climáticas.

“Para cada tema que se escolha, há conteúdos mais simples e mais complexos de acordo com o público-alvo. Além disso, os conteúdos estão também dispo-níveis em língua inglesa”, referiu Alexandra Roeger, da Esposende Ambiente.

Mas há outras valências que o CEA oferece aos visitantes: uma ecoteca, uma biblioteca, uma sala de actividades, um auditório com capacidade para 70 lugares, oficinas de trabalho, hortas pedagógicas, o trilho da biodiversidade, um parque de merendas, e integra, ainda, o horto municipal e espaços verdes envolventes que inclui, também, uma estufa onde se faz a propagação de várias plantas.

“A nossa missão será melhor concretizada com equipamento”

No total o CEA inclui três edifícios que comportam os respectivos serviços, para além de todo o espaço exterior onde se encontram as referidas oficinas - precisamente os espaços onde os utilizadores podem, por exemplo, fazer reciclagem de papel, entre muitas outras actividades propostas.

Pelo edifícios há, também, vários serviços de copa que podem ser usados pelos visitantes.
“Estou certa que a nossa missão, a de contribuir para a valorização do ambiente e para a promoção da sustentabilidade, será ainda melhor concretizada através deste equipamento, das valências que possui e das funções que possibilita”, subinha a responsável da Esposende Ambiente.

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Inaugurações

Programa das Cerimónias do Dia da Cidade e do Municipio (19 de Agosto):

09h15- Hastear das bandeiras (Praça do municipio)
10h00- Missa solene (Igreja Matriz)
11h00- Sessão Solene (Salão Nobre da Câmara Municipal)*
15h30- Inauguração do centro Interpretativo de S. Lourenço (Vila Chã)
16h30- Inauguração do Centro de Educação Ambiental (ex-Quinta do Paiva- Marinhas)
*com a Medalha de Mérito Municipal, será distinguida a empresa Lacticinios das Marinhas, fundada há 57 anos.
      

Encerramento de escolas

No âmbito do processo de reorganização da rede escolar, o Ministério da Educação vai encerrar 297 escolas em todo o país. Em comunicado, diz-se que "os alunos destes estabelecimentos de ensino iniciam o novo ano lectivo em centros escolares ou escolas com infra-estruturas e recursos que permitem melhores condições de ensino".

No concelho de Esposende fecham duas: E.B. Fão e E.B. de Igreja em Marinhas.
               

Rixa em Rio de Moinhos

Oito feridos em rixa de trânsito

Oito pessoas acabaram feridas, anteontem, em Esposende, na sequência de uma discussão de trânsito numa rua de Rio Moinhos, freguesia de Marinhas. Uma mulher, grávida de oito meses, também foi agredida, à frente de filho de cinco anos.
"O carro vinha a toda velocidade pela rua. Parou mesmo em cima de um senhor que lhes disse para terem cuidado e eles saíram do carro e espancaram o homem", disse Joni Torres, proprietário do carro que foi alvo da fúria de amigos e familiares deste grupo de emigrantes. Ao que tudo indica, uma segunda viatura parou atrás do carro dos emigrantes, acabando também por ser vítima da fúria dos agressores. Nem uma mulher, grávida de oito meses escapou. "Atiraram o marido para cima dela e na frente do filho de cinco anos", contaram testemunhas.
Jornal de Noticias- 16Agosto2011

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Agosto em Esposende

Como habitualmente, a CM Esposende tem uma programação própria para Agosto, por alturas do Dia da Cidade (dia 19). A programção deste ano, será para os dia 18, 19 e 20:

18 Agosto 2011
22HOO NUNO CASAIS
Concerto de temas originais, em português, com letra, música e produção de autoria do próprio cantor que iniciou a sua carreira em 1991 e conta já com a edição do seu primeiro disco de originais pop-rock, intitulado Auto-Retrato.

23H00 BLÁBLÁBLÁ
Para além de originais, serão recordados, neste concerto temas de bandas nacionais e internacionais como Ornatos Violeta, Radiohead, Queens of the Stone Age, Muse, entre outros.

19 Agsoto 2011
Concerto Amor Electro
A Câmara Municipal de Esposende promove, durante este mês, concertos musicais gratuitos.
Amor Electro, um grupo que já dispensa apresentações, vai exibir não só originais como também grandes clássicos de Sétima Legião, GNR, Ornatos Violeta, entre outros.

23H30 Grande Sessão de Fogo de Artifício na Zona Ribeirinha de Esposende

20 Agosto 2011
Folclore em Festa
À semelhança do que vem sendo habitual nos últimos anos, a Câmara Municipal de Esposende promove, no mês de Agosto, um festival de Folclore, integrando Esposende no circuito destes Festivais.
Assim, este certame vai contar com a actuação do Grupo de Danças e Cantares de Marinhas, do Rancho Folclórico As Moleirinhas de Marinhas, do Grupo Sargaceiros da Casa do Povo de Apúlia, do Rancho Folclórico de Palmeira de Faro, do Rancho Folclórico de Fonte Boa, do Grupo de Cantares e Dançares de S. Paio de Antas e do Grupo de Divulgação Tradicional de Forjães.
A concentração dos grupos está marcada para as 21h30, na Praça do Município, seguindo-se o desfile, pela Rua 1.º de Dezembro até ao local do espectáculo. Aí, subirão individualmente ao palco, fazendo uma breve apresentação, a entrega das fitas e, posteriormente, a actuação de cada grupo.

Lemos Ferreira (2)

in Diário do Minho- 11/08/11

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Lemos Ferreira regressa ao FC Marinhas

Volte face na situação da equipa técnica do FC Marinhas. Contrariamente ao esperado, Mário Souto não está disponivel e a direcção avançou com o convite ao Prof. Lemos Ferreira, que aceitou. Assim, será o regresso de Lemos Ferreira ao comando da equipa sénior do FC Marinhas.

Sra da Saúde (Outeiro)

Sábado (13/08) - 20h00- Sardinhada no Largo da Sra da Saúde
Domingo (14/08) - 21h30- Grupo de Fados de Esposende
2ª feira (15/08) - 17h00 - Procissão acompanhada pela Banda Musical Velha de Barroselas, que actuará também à noite.

III Divisão Nacional

O sorteio dos Campeonatos Nacionais da 2ª e 3ª Divisões, tiveram lugar na passada segunda-feira, na sede da FPF, e ditou que na série A da 3ª Divisão houvesse logo um "derby" Fão-Esposende. O FC Marinhas, recebe o Bragança e na 3ª jornada vai receber a AD Esposende.

Sorteio da 1ª Jornada da série A da 3ª Divisão Nacional

SC Melgacense-GD Cerveira
FC Marinhas-GD Bragança
Vilaverdense FC-FC Amares
CF Fão-AD Esposende
SC Maria da Fonte-Santa Maria FC
GD Joane-SC Vianense

Na 2ª jornada a A.D. Esposende recebe o Vilaverdense, o Fão desloca-se ao Santa Maria, e o FC Marinhas viaja até Amares.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Passeio a Fátima

O Passeio a Fátima, promovido anualmente pela Autarquia e que estava inicialmente previsto para o dia 16 de Setembro, foi antecipado em 2 semanas, realizando-se portanto, no dia 2 do próximo mês. Assim, as inscrições que tinham como data limite o dia 31 de Agosto, passam a fechar no dia 20 deste mês e poderá ser feitas como habitualmente nas sedes das juntas de freguesia.
Lembramos, que este passeio será aberto a todos aqueles que tenha idade igual ou superior a 65 anos.

FC MARINHAS - 44 anos

No Sábado passado, dia 6, dia em que comemorou 44 anos de existência, o FC Marinhas parece ter resolvido a situação de falta de direcção. Da assembleia realizada às 17h00, saiu a solução de a direcção ser composta pela maioria dos elementos da direcção anterior, liderados pelo novo presidente FRANCISCO RAMALHO FIGUEIREDO. Agora, é tempo de trabalhar e de recuperar algum atraso na preparação da nova época 2011/2012.
Entretanto, também se soube que o Marinhas está isento da primeira eliminatória de Taça de Portugal.
O sorteio do passado dia 4, à tarde, na sede da FPF, para a 1ª eliminatória da Taça de Portugal, determinou que a equipa da AD Esposende viaja até Vale de Cambra para defrontar o Valecambrense, da 3.ª Divisão Nacional, série C, e o CF Fão recebe o Macedo de Cavaleiros da 2.ªDivisão B. Esta 1ª ronda disputa-se no dia 28 deste mês de Agosto e para a qual o FC Marinhas ficou isento, pelo que passa automaticamente à 2ª eliminatória