sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Festa do Pão

6ª feira- Abertura: 19h30
Sábado- Abertura 10h00
Domingo- Abertura: 10h00

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

S. Miguel

Hoje é o dia de S. Miguel.
Embora não haja comissão de festas, realizam-se as festas em Honra de S. Miguel, em Marinhas, com as celebraçoes religiosas e a procissão às 18h00.

FC Marinhas - Agenda

Sábado- 01/10 -15h00-FC Marinhas-Macedo Cavaleiros (Camp. Nacional Iniciados-Série A)..(1-1)

Sábado- 01/10 -16H00-Caçadores Taipas-FC Marinhas (Camp. Distrital Juniores-Div.Honra)..(4 - 1)

Sábado- 01/10 -18H00 - FC Marinhas - JCR Perelhal (Veteranos)...Não se realizou

Domingo- 02/10-10H00-FC Marinhas xCaçadores Taipas (Camp. Distrital Juvenis-Div.Honra)..(2 - 2)

Domingo- 02/10-15h00-Santa Maria FC-FC Marinhas (Camp. Nacional 3ª Divisão -Série A)..(2 - 0)


4ª Feira- 05/10- 10h00- FC Marinhas - Bastuço S. João (Taça AF Braga-Juniores- 1ª Elim.)...(3 -1)

4ª Feira- 05/10- 10h00- AD Esposende - FC Marinhas (Taça AF Braga-Juvenis- 1ª Elim.)...(3 - 2)

4ª Feira- 05/10- 11h00- GD Chaves -  FC Marinhas (Camp. Nacional Iniciados - Série A)...(2 - 5)

Casa das Marinhas

A Câmara Municipal de Esposende adquiriu em 2010, através da celebração de um protocolo com a Universidade do Porto, a “Casa das Marinhas” que pertenceu e foi projectada pelo Arquitecto Viana de Lima, natural de Esposende (nasc. 18 de Agosto 1913), e construída em 1954 por empresas de construção civil locais, estando actualmente em vias de classificação como “Imóvelde Interesse Público.”

Esta casa foi projectada pelo arquitecto para o seu próprio usufruto, e da sua família,  com uma grande liberdade programática, que se reflecte na fluidez e complementaridade dos espaços e acabamentos entre a pré-existência - moinho - e o volume novo. É uma obra fundamental no percurso do arquitecto e da arquitectura portuguesa, no original confronto, materializado, entre o purismo do Modernismo e a tradição vernacular portuguesa.

Contudo, e apesar da extrema qualidade do projecto, a casa foi "abandonada" pelo próprio autor e esposa após a trágica morte simultânea dos seus dois filhos adultos, em 1960. Posteriormente, por testamento, foi doada a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, com o intuito de se instituir um prémio para os melhores alunos da FAUP e FBAUP, a partir do produto da venda do imóvel.  Actualmente é pertença da Câmara Municipal de Esposende.

    
Muito procurada por estudantes de arquitectura

Durante o 2.º trimestre de 2011 foram contabilizados mais de 150 visitantes na “Casa das Marinhas”. Estas visitas integram o programa académico da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), subordinado ao tema “a arquitectura modernista”. Prevê-se ainda o acolhimento de grupos de estudantes e professores da Escola de Arquitectura da Universidade do Minho.
No contexto de preservação e de protecção deste valioso imóvel a Junta de Freguesia procedeu à limpeza e valorização do espaço ajardinado, estando previsto brevemente uma intervenção de requalificação do imóvel, integrado no programa de dinamização cultural, que será realizada pela Câmara.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Praias de Esposende

As praias do concelho de Esposende apresentaram água de excelente qualidade durante a época balnear, que decorreu de 15 de Junho a 15 de Setembro, comprovado por 42 análises efectuadas às águas balneares do concelho, que apresentaram resultados do cumprimento total dos parâmetros legais, traduzindo-se em 100% de conformidade perante os critérios da Directiva Quadro da Água e da Bandeira Azul. Já o mesmo tinha acontecido no ano passado.

"Os resultados demonstram uma excelente qualidade das águas das zonas balneares de Rio de Moinhos, Cepães, Suave Mar, Ofir, Apúlia e Ramalha, garantido a existência de água própria para banhos durante todo o período balnear.
Recorde-se que, este ano, Esposende foi galardoado com 4 praias com Bandeira Azul (Cepães, Suave Mar, Ofir e Apúlia) e ainda com 2 Praias Acessíveis (Cepães e Apúlia)."

Soma e segue

Vasco Vasconcelos vence "Downhill" de Atães e destaca-se no Regional
"No escalão de Juniores venceu o Campeão Nacional de DHU, José Vasconcelos (GD Fundação Jorge Antunes). Uma semana depois da conquista do título nacional, Vasconcelos reforçou a liderança do campeonato do Minho, deixando na segunda posição João Ribeiro (Smile DH Team) e na terceira Nuno Machado (RG – Centro Óptico de Fafe)"
in site acm (associação ciclismo do minho).

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Marinhas x Esposende

F.C. MARINHAS 2 - A.D. ESPOSENDE 0
Complexo Desportivo de Marinhas

F.C. MARINHAS
Pinho, Salgado, Gualter, Vicente, Nandinho, Gil, Zito, Filipe Edgar, Hugo Venda, Diogo Vale e Maio
Suplentes: Zé Luís, Miguel, Luís Amorim, Paulo Nóvoa, Marinho, Kevin e Pedro Marques.
Treinador: Lemos Ferreira, Prof.
A.D. ESPOSENDE
Rabaldo, Carlos Viana, Rui Torres, Lisboa, Lírio, Carioca, Daniel, Tiago Graça, Paulo Benta, Mário Mendonça e Diogo
Suplentes: Tozé, Junior, Miquelino, Manó, Jardel, Lucas e Tiago Mendonça.
Treinador: Alexandre Vila Cova
Golos: Gil (16m) e Hugo Venda (60m)

Ver resumo do jogo em Esposende Serviços

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Fim de semana

Último fim de semana de Setembro, o primeiro do Outono. Bom tempo, o restinho do verão...e alguns acontecimentos. Logo na sexta-feira à noite, uma assembleia de freguesia ordinária, normal, com algumas habituais "picardias", entre o que se vai fazendo e o que ainda não se conseguiu fazer e algumas correcções das actas. De anormal mesmo, só o local da sua realização: o Centro de Educação Ambiental (ex-Quinta do Paiva). Pouca gente a assistir, porque à mesma hora o Benfica jogava (e empatava) no Dragão. 
  
No Sábado, logo pela manhã já era possivel ver o balão a anunciar a Festa do Pão, colocado em frente à Cruz Vermelha. Muito bem, este meio de divulgação! Também já era possivel ver a enorme tenda montada no campo de S. Miguel.
    
E, também junto à Cruz Vermelha, na Nacional 13, já foi colocada a nova paragem das camionetas.


Na tarde de Sábado, começou um fim de semana desportivo muito positivo para o FC Marinhas. Começaram os Juvenis por ganhar, no Parque Desportivo de Marinhas, ao Famalicão por 1-0. De seguinte, em juniores, as mesmas equipas empataram 1-1. No Domingo de manhã os Iniciados, no Nacional, foram ganhar 1-0 ao Moreirense e depois à tarde, no grande derbi, Marinhas x Esposende, a equipa da casa ganhou por 2-0. Ganhou e bem, aliás muito bem. Dizia-se nas bancadas que estas equipas não se encontravam para a mesma competição há 14 anos (será?). Pois, foi um bom reencontro para o FC Marinhas, que assim completou um excelente fim de semana...

       

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

FC Marinhas - Agenda

Sábado- 24/09 - 15H00- FC Marinhas x FC Famalicão (Camp. Distrital Juvenis-Div.Honra)...(1 - 0)

Sábado- 24/09 - 17H15- FC Marinhas x FC Famalicão (Camp. Distrital Juniores-Div.Honra)...(1 - 1)

Domingo- 25/09 - 10h00- FC Marinhas x Esc.Acad. Sporting Palmeiras (Iniciados B)- treino..(3 - 5)

Domingo- 25/09 - 11h00- Moreirense FC - FC Marinhas (Camp. Nacional Iniciados - Série A)...(0 - 1)

Domingo- 25/09- 15h00FC Marinhas - AD Esposende (Camp. Nacional 3ª Divisão - Série A)...(2 - 0)

Destaque: o grande derbi...

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Assembleia de Freguesia

No próximo dia 23 de Setembro (Sexta-feira), às 21h30 realiza-se uma Assembleia de Freguesia de Marinhas. Esta irá decorrer no Auditório do Centro de Educação Ambiental (Quinta do Paiva), sendo por isso, uma boa oportunidade para quem quiser assistir a esta assembleia, conhecer o mais recente equipamento (re)construído na freguesia de Marinhas. Para isso, e antes da Assembleia, pelas 21h00, haverá uma visita guiada pelas instalações do Centro.

Romeiros de S. Miguel

Romeiros de S. Miguel (Açores) iniciam em Esposende, Peregrinação a Santiago de Compostela

A Câmara Municipal de Esposende deu as boas-vindas ao grupo de Romeiros de S. Miguel, dos Açores, que sábado iniciou, em Esposende, a caminhada rumo a Santiago de Compostela, através do caminho do litoral.
A primeira etapa, curta e com destino ao Albergue das Marinhas, teve início em frente ao Museu Municipal
Este grupo de Romeiros  foi recebido pelo Vereador do Desporto, Rui Pereira, e pelo presidente da Junta das Marinhas, Aurélio Neiva, que agradeceram terem iniciado a peregrinação em Esposende e desejaram o “maior sucesso” para a jornada. “É com muito gosto que vos recebemos no Albergue, que é um espaço muito procurado” referiu Aurélio Neiva.
No Domingo, a caminhada a sério começou bem cedo, para estarem às 7,30 horas na igreja paroquial de Castelo de Neiva, para participarem na Eucaristia, seguindo viagem até Viana do Castelo, Caminha, Valença…
A chegada a Santiago de Compostela está programada para as 10 horas do próximo dia 24.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Primeiros pontos

Assinale-se os primeiros pontos conseguidos pelas  equipas do FC Marinhas esta  época. Os seniores foram empatar a Amares e os Inciados A empataram em casa com o Palmeiras.
    

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Campeão nacional

 
Depois do recente 3º lugar na Taça de Portugal, o atleta natural de Marinhas JOSÉ VASCO VASCONCELOS, ao serviço do GD Fundação Jorge Antunes, acaba de se sagrar Campeão Nacional na especialidade de "Downhill", categoria de Juniores, numa prova realizada este fim de semana em Penela.
Este é assim mais um grande resultado para um atleta marinhense (Goios).

Já na época passada (2010), em cadetes, o Vasco tinha conseguido os seguintes resultados:
Taça de Portugal - 2º lugar
Campeonato Nacional - 3º lugar
Campeonato Regional do Minho - 1º lugar
Parabéns, campeão!
 

in site ACM (Associação Ciclismo do Minho)- 19 Setembro 2011
Minhoto José Vasconcelos sagrou-se Campeão Nacional de DHU
O atleta minhoto José Vasconcelos conquistou o título de Campeão Nacional de Downhill Urbano (DHU), na categoria de juniores, em prova disputada em Penela...
...Com um andamento ao nível dos atletas de elite, o júnior José Vasconcelos (GD Fundação Jorge Antunes) conseguiu na segunda manga o registo de 1m23,516, arrebatando o título de Campeão Nacional de DHU. Campeão Regional do Minho de DHI e terceiro classificado no nacional de DHI em 2010, na categoria de cadetes, o atleta natural das Marinhas (Esposende) deixou na segunda posição João Góis (Movefree – Specialized) e na terceira o famalicense João Ribeiro (Smile DH Team).

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Festa do Pão

Já há cartaz e está a ser divulgada a Festa do Pão 2011, que este ano será nos dias 30 de Setembro, 1 e 2 de Outubro
A Junta de Freguesia de Marinhas (com o apoio da Câmara Municipal de Esposende) e a colaboração e participação das associações da freguesia, vai promover mais uma edição (a quarta) da Festa do Pão, com o propósito de recordar a tradição da cozedura do pão de milho. Para além de muitas iguarias ligadas ao pão, neste evento gastronómico haverá também outros pratos tradicionais para o visitante degustar. Haverá também animação durante os 3 dias do evento.

FC Marinhas - Agenda

Sábado- 17/09 - 16H00- FC Marinhas x AD Fafe (Camp. Distrital Juvenis-Div.Honra)... (1 - 3)

Sábado- 17/09 - 18h30- FC Marinhas x Santa Maria FC - Infantis A (99)- Amigável... (1 - 2)

Domingo- 18/09 - 11h00- FC Marinhas x Palmeiras FC (Camp. Nacional Iniciados - Série A)...(1 - 1)

Domingo- 18/09- 17h00- FC Amares - FC Marinhas (Camp. Nacional 3ª Divisão - Série A)... (1 - 1)

Ainda em Setembro

O verão está a acabar (nos ultimos dias, tem estado um tempo bem agradável), a escola já começou, as vindimas vão-se fazendo (não se nota tanto como noutros tempos)..e ainda em Setembro, teremos a Festa de S. Miguel
Festa de S. Miguel- Marinhas- 29 de Setembro (5ª feira)

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Marinhas fora da Taça

O FC Marinhas foi eliminado da Taça de Portugal, na segunda ronda (na primeira tinha ficado isento), pelo SC Lamego. No tempo de jogo ficou 1-1, mas depois nos penaltis a equipa forasteira levou a melhor por 4-3.
Ver resumo do jogo em Esposende Serviços

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Entre o monte e o mar

Como diz o lema:  Marinhas- entre o Monte e o Mar...   

BTT JUM domina "em casa"

A correr "em casa", a equipa BTT JUM dominou e conseguiu vários lugares no podium, na 14ª XCO Argo-Goios. Em juniores, DIOGO FIGUEIREDO ganhou e está pertissimo de se sagrar campeão regional. Carlos Leal também lhe fez companhia no podium ao ser 3º classificado.
Também em Veteranos B, JOÃO ARAÚJO, conseguiu a vitória e Abel Machado foi 3º classificado.

Destaque ainda para Fábio Abreu que conseguiu a terceira posição em cadetes.
Por fim, o primeiro lugar por equipas para a JUM, que assim, tem já assegurado o titulo de campeão reginal de Cross Country, quando ainda faltam disputar 2 provas.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

FC Marinhas já está "em andamento"

 
E ainda:    Domingo- 11h00: FC Marinhas x SC Braga                                                   (2ª jornada do Campeonato Nacional de Iniciados)

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

14º BTT ARGO

14º BTT XCO ARGO - Associação Recreativa de Góios
 
A nona prova do Campeonato Regional do Minho de BTT (Cross Country), o 14º BTT XCO ARGO - Associação Recreativa de Góios, realiza-se no próximo dia 11 de Setembro em Góios - Marinhas (Esposende).
Organizado em conjunto pela Associação de Ciclismo do Minho e pela ARGO - Associação Recreativa de Góios, o programa da competição inclui um período para treinos entre as 10 e as 13h45.  Pelas 14 horas terão início as provas para as categorias de infantis, juvenis, cadetes, femininos e promoção. Os atletas das categorias de juniores, seniores e veteranos começarão a competir às 15h00. A cerimónia protocolar está marcada para as 17h00.
O 14º BTT XCO ARGO - Associação Recreativa de Góios tem o apoio da Câmara Municipal de Esposende, Junta de Freguesia de Marinhas, JUM - Juventude Unida das Marinhas, Cision, Reclamos Vitória, Cruz Vermelha Portuguesa (Núcleo das Marinhas) e Bike Magazine (revista oficial do Campeonato Regional do Minho de BTT).
No ano passado, com a designação de 13º BTT - Juventude Unida das Marinhas, a prova de Góios - Esposende do Campeonato Regional do Minho de BTT (Cross Country) foi ganha por Ruben Nunes (elites), José Rodrigues (veteranos A), João Araújo (Veteranos B+C), Ilda Pereira (femininos), Paulo Cepa (juniores), Diogo Figueiredo (cadetes), João Nogueira (juvenis), Miguel Sousa (infantis) e Celestino Faria (promoção).

BTT JUM

BTT: JUMarinhas vence XCO de Creixomil e lidera destacado o Regional
Diogo Figueiredo venceu em Juniores e está perto de se sagrar CampeãoRealizou-se este fim de semana o 8º BTT de Creixomil, em Cross Country, a contar para o Regional do Minho, prova ganha coletivamente pela equipa da JUM/Sanipóvoa, que assim ainda se destaca mais na liderança do Campeonato, numa prova em que todos os seus aletas ficaram no "top ten".

A equipa de Marinhas esta no 1º lugar à 8ª prova do Regional com 270 pontos, contra 193 da Team Oliveira de Braga, portanto com o título bem à vista.
Quem também tem tudo para arrecadar mais um título regional, agora na categoria de Juniores, em que cumpre o 1º ano, é o internacional Diogo Figueiredo, que acabado de chegar do Mundial na Suiça, correu para Creixomil e "limpou" mais uma prova, que o destaca ainda mais na liderança da sua categoria, em que soma mais 33 pontos que o 2º classificado José Dias. Nesta mesma categoria o seu colega de equipa Carlos Leal foi 3º e João Sá 6º, eles que são 3º e 8º na geral do Campeonato.
Na categoria de Cadetes Fábio Abreu foi 3º, João Cachada 7º e Mário Barroso 8º, estando este último em 3º da geral, seguido no 4º e 5º lugares por estes seus colegas de equipa.
Excelente comportamente teve também o atleta sub-23 Abel Machado que na categoria de Elite foi 4º, subindo agora para o 11º da geral.
Nos Veteranos A Nuno Cepa está no 17º, mas não tem participado em todas as provas, ao contrários dos seus colegas de Veteranos B, que se mantém no pódio. Assim Abel Machado que foi 2º em Creixomil, é também segundo no Regional e João Araújo que foi 4º, mantém o 3º lugar.
Nos mais pequeninos em que competem Nuno Costa (4º em Creixomil e 5º da geral), João Cepa (9º) e Celina Faria, na categoria de Infantis e o Juvenil João Pereira, a Jum foi 3º nesta prova.

No próximo Domingo, 11 de Setembro Góios acolhe o 14º BTT da JUM. É uma boa oportunidade para os marinhenses, e não só, apoiarem e saudarem os seus valiosos atletas.

sábado, 3 de setembro de 2011

Publicidades

Já passou !!!

Talvez já esteja a passar..!!!

E esta, será que algum dia poderemos dizer...que está em andamento?

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Marinhas

FC Marinhas

Informação dos próximos jogos do FC Marinhas (séniores):

Domingo- 04/09- 17H00- FC Marinhas x GD Bragança (1ª jornada Camp. Nac. III Divisão) ...(1 - 2)
Domingo- 11/09- FC Marinhas x SC Lamego (2ª eliminatória Taça de Portugal)...(1-1 e 3-4 em penaltis)
(nesta eliminatória, a AD Esposende desloca-se ao Belenenses e o CF Fão já foi eliminado)

Próximos jogos do FC Marinhas (Iniciados)

Sábado- 03/09- 17H00- FC Vizela x FC Marinhas (1ª jornada Camp. Nacional)... (6 - 0)
Domingo- 11/09- 11H00- FC Marinhas x SC Braga (2ª jornada Camp. Nacional)...(2 - 5)

Mais informações:
Sábado- 03/09- Inicio dos treinos dos Juniores
2ª feira- 05/09- 19h00- Inicio dos treinos dos Juvenis
Sábado- 10/09- 10h00- Inicio dos treinos do Departamento de Formação