terça-feira, 5 de junho de 2012

Praias de Qualidade


Praias de Apúlia e de Cepães distinguidas com qualidade de ouro

As praias de Apúlia e de Cepães, em Marinhas, figuram entre as 209 zonas balneares do país com qualidade de ouro, repetindo o feito alcançado em 2011.  
A classificação é atribuída pela Quercus, entidade que, no início de cada época balnear, faz o balanço e perspectiva da qualidade das águas balneares em Portugal, com base na informação pública oficial, disponibilizada através do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).  
Para receber a classificação de praia com qualidade de ouro, a zona balnear tem de cumprir os critérios de qualidade da água boa nas épocas balneares de 2007 a 2009 e qualidade excelente nas duas últimas épocas balneares, ou seja, 2010 e 2011. Outro dos requisitos para obter o selo de qualidade de ouro é que todas as análises realizadas na última época balnear sejam excelentes.  
O objetivo da Quercus é realçar as praias que, ao longo dos últimos cinco anos, apresentam sistematicamente boa qualidade ou qualidade excelente, tendo em conta a classificação da legislação em vigor, e que, nesse sentido, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.  Esta avaliação efectuada pela Quercus é mais limitada em comparação com a atribuição da Bandeira Azul, ao basear-se apenas na qualidade da água das  praias, mas é mais exigente neste aspecto. A classificação geral das praias em termos de qualidade da água é disponibilizada pelo Instituto da Água ao abrigo da legislação nacional e comunitária, sendo que os dados estão disponíveis no site snirh.pt.  Refira-se que, em relação a 2011, há mais quatro praias com qualidade de ouro, num total de 290 das 526 zonas balneares. 
Fonte: CME 

Sem comentários:

Enviar um comentário