sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Assembleia de freguesia

Realizou-se ontem, 5ª feira, mais uma sessão ordinária da Assembleia de Freguesia de Marinhas. Em pouco mais de uma hora, cumpriu-se a seguinte ordem de trabalhos:
1- Período antes da ordem do dia
2- Informação escrita do Presidente de Junta
3- Período da ordem do dia- aprovação da Ata da Assembleia anterior
4- Período de Intervenção do Publico

Em jeito de resumo, pode dizer-se que foi uma sessão de perguntas e respostas, na qual o Presidente de Junta foi prestando informações a todos os assuntos que lhe foram colocados. E foram vários. Além de ter convidado os presentes a participarem na Festa do Pão que será realizada de 4 a 7 de Outubro, informou também que a Junta de Freguesia participou num fórum da ANAFRE onde foi tomada a posição de não concordância com a reforma administrativa territorial. Informou ainda que já foi comunicada À CME a não concordância sobre a mesma reforma por parte da Assembleia de Freguesia de Marinhas. Também destacou as inaugurações do dia 19 de Agosto: Rua da Agrela e Estrada da Sra da Paz. Depois, fez o ponto de situação sobre vários assuntos:
- Polidesportivo de Rio de Moinhos- Depois de muitas negociações com os proprietários dos terrenos, que sempre foram primeira opção, junto à escola, no ato da escritura um dos herdeiros abortou o negócio o que levou a um impasse. Ultimamente, surgiu a oportunidade de negociar terrenos no sopé do Monte da Sra da Paz, e todas as conversações estão bem encaminhadas para que a futura localização seja exatamente aí, no sopé do monte, num terreno de cerca de 3.000 m2, onde para além do polidesportivo, será também implementada uma zona de lazer. 
- Rua da Anta- Em principio as obras começam já na próxima semana, provavelmente no dia 1 de Outubro.
- Zona Central de Marinhas- Já foi feita uma reunião de avaliação e a CME ficou de pedir a várias entidades estudos sobre o assunto, para depois serem apresentados.
- IMI -Imposto Municipal sobre Imoveis- Em resposta a uma questão colocada se Marinhas não deveria revindicar mais proveitos sobre os valores deste imposto, o presidente, concordou e informou que também já foi comunicado à CME esse desejo por parte da Junta de Freguesia.
- Centro Escolar- É verdade que cada vez mais é complicado esperar que haja um centro escolar em Marinhas, pela principal razão de que não há dinheiro para investimentos públicos  É necessário continuar atentos à evolução das coisas, tanto a nível do país como também para se ir compreendendo se a opção do centro escolar é a mais indicada.
- Escola de Cepães - Questionado sobre o que aconteceu na escola de Cepães, o presidente respondeu que não se passou nada de anormal. A unica anormalidade é que só houve 4, 5 inscrições de crianças nos 1º e 2º anos, pelo que dessa forma não se conseguiu constituir uma turma desses anos, e essas crianças foram deslocadas para outras escolas. Ainda assim, na escola de Cepães há uma turma mista de 3º e 4º ano com 14 alunos e cerca de 20 crianças do pré-escolar. Todos os presentes manifestaram a preocupação quanto ao futuro da escola de Cepães, que corre sérios riscos de vir a fechar por falta de crianças, ou por falta de inscrições das mesmas. Para concluir este tema, todos concordaram que é importante repensar e analisar o parque escolar de Marinhas.
Por fim, no período de intervenção do público, foi colocada a questão ao presidente de junta se há condições para, ainda no decorrer deste mandato, ser arranjada a Rua das Carneiras. Em resposta, o presidente, reconhece que a Rua da Carneiras está num estado muito mau, mas que o não arranjo dessa via, também tem a ver com a necessidade de o mesmo só ser aconselhável depois de colocado o saneamento básico. E como o saneamento tem sido retardado, também o arranjo da rua, por consequência, tem sido adiado. Voltou a ser colocada a questão da seguinte forma: Sabendo que o saneamento não virá tão cedo, não será possível a repavimentação da rua que está de facto num estado lastimável. O presidente respondeu que vai ser necessário continuar à espera do veredicto sobre o saneamento até às ultimas hipóteses  Se tal não acontecer, terá que se repensar de facto o arranjo daquela rua, que mais uma vez reconheceu, estar a desvalorizar não só a rua, mas todo aquele "quarteirão" do lugar do Monte.
A uma ultima questão sobre a situação do Parque Temático dos Moinhos de Abelheira, o presidente respondeu que o mesmo está em fase de análise e que, como tantas outras obras e projetos  está e estará sempre dependente dos concursos aos apoios do QREN.
E assim terminou esta assembleia, que não contou com o representante do CDS-PP e que como já é habitual, teve pouco publico.

Sem comentários:

Enviar um comentário