quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Actividades no CEA

Centro de Educação Ambiental promove Oficinas de Natal para crianças e jovens

"Com o objectivo de ocupar os tempos livres das crianças e jovens durante as férias lectivas de Natal, o Centro de Educação Ambiental vai promover, entre os dias 17 e 21 de Dezembro, um conjunto diversificado de oficinas e actividades, dirigidas a crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 12 anos. 
Assim, no Centro de Educação Ambiental, em Marinhas, serão desenvolvidas actividades lúdico pedagógicas sobre diversas temáticas, como a química, artes plásticas, astronomia, culinária, biologia, entre outras, e que irão proporcionar aos participantes momentos de aprendizagem e de grande diversão.  
Com o objectivo de sensibilizar as crianças para a redução e reutilização de materiais, decorrerá, no dia 17, no período da manhã, a Oficina “Use e Re-Use - Pinguins com estilo”, na qual os participantes irão elaborar pinguins, através da utilização de garrafas de plástico e restos de tecido, que, após a transformação,poderão ser usados como mealheiros, porta-lápis, entre outros fins. Da parte da tarde, terá lugar a Oficina “Brincar com a Ciência – Cristais de Natal”, com a realização de diversas experiências que resultarão na formação de cristais, sendo abordados alguns conceitos científicos relacionados com a área da química.  
Para o dia 18, o Centro de Educação Ambiental tem prevista, durante a manhã, a projecção de um filme sobre o Natal, com actividade lúdica complementar, e de tarde, a “Oficina Use e Re-Use – Ninhos Ecológicos”, onde serão produzidos abrigos e comedouros para pássaros, através da utilização de desperdícios.  
“Cheirinhos de Natal” é como se intitula a Oficina, com cariz lúdico-pedagógico, a realizar no dia 19, de manhã, propondo às crianças a confecção de diversas receitas culinárias associadas ao Natal. De tarde, os participantes realizarão um trabalho decorativo através da técnica de “découpage”, recorrendo também à pintura, na Oficina “Tesouros de Natal”.  
“Vamos descobrir o CEA” é a proposta para a manhã do dia 20, desafiando os participantes a explorar os diversos espaços existentes no Centro de Educação Ambiental. À tarde, o desafio é “Uma aventura nos Moinhos da Abelheira”, que se traduz na realização de um pequeno trilho pedestre desde o Centro de Educação Ambiental até aos Moinhos da Abelheira, durante o qual serão colocados os abrigos e comedouros realizados na Oficina “Ninhos Ecológicos”, bem como explorada a biodiversidade existente.  
A encerrar esta semana de actividades, no dia 21, decorrerão duas oficinas. De manhã, os participantes irão adquirir conhecimentos sobre astronomia e realizarão trabalhos de expressão plásticas associados à temática “Solstício de Inverno”, e, de tarde, irão elaborar um pequeno álbum com o registo fotográfico de todas as actividades que realizaram no Centro de Educação Ambiental.  
A participação nas actividades carece de inscrição obrigatória, que deverá ser efectuada até ao dia 14 de Dezembro. Mais informações sobre esta iniciativa estão disponíveis no site da Esposende Ambiente em www.esposendeambiente.pt e no blogue www.esposendeambiente.pt/cea/.  

Sem comentários:

Enviar um comentário