quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Natal no Museu

Museu Municipal de Esposende expõe presépios

"Onde Mora o Deus Menino” é como se intitula a exposição de presépios que vai estar patente, apartir de hoje, no Museu Municipal de Esposende.
Promovida pela Câmara Municipal de Esposende, esta é uma mostra de colecionismo, subordinada ao tema do Presépio, que recria o imaginário do Natal tradicional português.
Nesta exposição, além de inúmeros presépios de colecções particulares do concelho, executados em barro, plástico, porcelana ou madeira, será possível encontrar o presépio tradicional e a sua versão actual.
O presépio tradicional era executado com musgo fresco, vegetação e as figuras de barro pintadas de cor garrida da Sagrada Família, Reis Magos e do boi e do burro. Depois evoluiu para incluir mais personagens e contar a história do próprio quotidiano rural que lhe deu expressão e manteve viva esta tradição durante muito tempo. Actualmente continua a sofrer alterações, com a introdução da árvore de Natal a substituir simplesmente o Presépio em muitas casas.
A exposição “Onde mora o Deus Menino” poderá ser vista na Sala dos Azulejos do Museu Municipal de Esposende, até ao dia 31 de Janeiro de 2013.

Sem comentários:

Enviar um comentário