quinta-feira, 28 de junho de 2012

Fubimate- Actividade Final



O Departamento de Formação (FUBIMATE) do FC Marinhas vai realizar no próximo fim de semana a sua já tradicional Actividade Final. Este ano, todos os atletas de formação do clube, vão passar o fim de semana a Ponte da Barca.

Futebol Infantil- Final do Campeonato concelhio


O Centro Desportivo do Clube de Futebol de Fão foi palco da última jornada do Campeonato Concelhio de Futebol Infantil da época 2011/2012. 

Esta iniciativa que teve início em Novembro de 2011 e que terminou no passado domingo, percorreu, ao longo da presente época desportiva, 10 campos de futebol do concelho e mobilizou cerca de 700 crianças, dos 7 aos 12 anos. 

Assim, no Escalão de Pré-Escolas registou a participação de 13 equipas, divididas em duas séries. 
Na série A o vencedor foi a equipa do Desportivo e Recreativo Estrelas de Faro e na série B, sagrou-se vencedora a equipa do Clube de Futebol de Fão 03.
No escalão de Escolas participaram 9 equipas, repartidas por duas séries, tendo a equipa AD Esposende 01 vencido a série A e a equipa da EF Fintas a série B. 
O escalão de Infantis registou a participação de 11 equipas, divididas por duas series, tendo a equipa da AD Esposende 00 vencido a série A e a equipa do F C Marinhas 99 a série B.

Paralelamente, decorreu também um encontro de minis que contou com a participação de 8 equipas distribuídas pelo FC Marinhas, pela AD Esposende, pela EF “O Fintas” pelo Forjães SC, pelo CSJ Belinho e pelo CF Fão. 

Fonte:CME 

sexta-feira, 22 de junho de 2012

S. João



Começou o verão. E começam também as festas populares. A primeira é o S. João.
Programa do S. João do Monte:
Sexta-feira, dia 22-  22h00- Grupo Folclórico Danças e Cantares de Marinhas, Ronda Tipica de Vila e Rancho Folclórico "As Moleirinhas de Marinhas"
Sábado, dia 23- 09h00- Grupo de Zés Pereiras- Juventude em Força
22h00- Conjunto musical "Som-Music"
23h00- Desfile da Marcha de S. João" (marcha infantil)
Domingo, dia 24- 10h30- Missa Solene acompanhada pelo grupo coral do lugar
15h00- Entrada da Banda de Musica de S. Martinho da Gândara (Ponte de Lima)
15h30- Entrada da Fanfarra dos Escuteiros de Marinhas
17h00- Procissão
22h00- Exibição do Grupo de Concertinas Oitava Melodia
24h00- Encerramento com fogo de artificio.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Veteranos



Futebol Clube Marinhas venceu 3º Torneio de Veteranos de Esposende

A equipa do FC Marinhas venceu o Torneio de Veteranos Município de Esposende, organizado pela autarquia e empresa municipal Esposende 2000. A competição decorreu ao longo de quatro jornadas, nos dia 20 de Maio, 3, 10 e 17 de Junho. 

Este torneio contou com a participação de oito equipas do concelho, num total de 130 jogadores, com idades superiores a 30 anos. 

No segundo lugar classificou-se o Desportivo Recreativo Estrelas de Faro e no 3º lugar ficou a equipa do Clube de Futebol de Fão. Participaram ainda as equipas da AD Esposende, Forjães SC, ADRC Fonte Boa, CSJ Mar e o CICS de Palmeira de Faro.

Refira-se ainda que em três anos que se realiza este torneio, o FC Marinhas, ganhou duas edições depois de o ter conseguido no primeiro ano.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Espoequestre

A Espoequestre volta ao Campo S. Miguel

BTT Taça de Portugal

Este fim-de-semana, realizou-se a última prova da taça de Portugal de XCO 2012, disputada em Torres Vedras
RESULTADOS: 
Cadetes: Fábio Abreu (3º), João Cachada (20º) 
Veteranos B: Abel Machado (4º), João Araújo (7º) 
Juniores: Diogo Figueiredo (1º), Carlos Leal (9º)
Colectivamente: 2º lugar 


 Diogo Figueiredo, vencedor desta prova


Depois desta ultima prova, na  geral, Fábio Abreu e Diogo Figueiredo sagraram-se vice vencedores da taça de Portugal em cadetes e juniores respetivamente.
Colectivamente a JUM foi a  3ª melhor equipa na Taça de Portugal.
Foto: Este fim-de-semana, realizou-se a última prova da taça de Portugal de XCO 2012 disputada em Torres Vedras
RESULTADOS DA PROVA: 
CADETES: Fábio Abreu 3º lugar, João Cachada 20º lugar
VETERANOS B: Abel Machada 4º lugar, João Araújo 7º lugar
JUNIORES: DIOGO FIGUEIREDO 1º lugar, Carlos Leal 9º Lugar
COLETIVAMENTE: 2º lugar 
Já na geral, Fábio abreu e Diogo Figueiredo sagraram-se vice vencedores da taça de Portugal em cadetes e juniores respetivamente.
COLETIVAMENTE: 3º melhor equipa na taça de Portugal.

Livros usados

APEBACO promove recolhe de livros usados



A APEBACO - Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola António Correia de Oliveira, vai levar a efeito, em articulação com a Escola EB 2,3 António Correia de Oliveira, uma campanha de angariação de livros - manuais escolares e outros, que depois serão enviados para quem deles necessita, contribuindo assim para a formação de milhares de crianças dos países menos desenvolvidos. 


Os manuais escolares ainda em vigor e actuais, poderão ser utilizados pelos alunos da escola sede e restantes escolas do Agrupamento.


A campanha decorrerá até ao dia 15 de Julho de 2012 e são pontos de recolha a Escola Sede do Agrupamento, Piscinas Foz do Cávado, Casa da Juventude e Biblioteca Municipal, bem como as Juntas de Freguesia aderentes. 

PS Esposende

Laurentino Regado é o novo líder do PS Esposende






O Partido Socialista de Esposende elegeu, no passado Sábado, dia 16 de Junho, a sua nova Comissão Política Concelhia.


A única lista candidata àquele órgão, liderada por Laurentino Regado, obteve 100% dos votos expressos, numa eleição que registou uma participação de 62,4% dos militantes com capacidade eleitoral.


Laurentino Regado é sociólogo e detém uma vasta experiência autárquica sendo, actualmente, membro eleito da Assembleia de Freguesia de Marinhas desde 2001, integrou a respectiva Junta de Freguesia entre 2003 e 2009. Desempenhou vários cargos no Partido Socialista,com destaque para o Secretariado da Federação Distrital de Braga do PS para o qual foi consecutivamente eleito nos últimos seis anos.
Fonte: PS Esposende 

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Torneio - 2º Dia

Resultados de Domingo:
Marinhas - Sporting (0 - 5)
Porto - Boavista (1 - 0)
Gil Vicente - Braga (0 - 4)
Porriño - Benfica (0 - 7)

Para 7º e 8º lugar: Porriño - Gil Vicente (0 - 3)
Para 5º e 6º lugar: Marinhas - Boavista (0 - 0)+ (4-2 Pen)
Para 3º e 4º lugar: Porto - Braga (1 - 0)
Final: Sporting - Benfica (2 - 0)

Classificação final:
8º- Porriño
7º- GilVicente
6º- Boavista
5º- Marinhas
4º- Braga
3º- Porto
2º- Benfica
1º- Sporting

Melhor Ataque: Sporting
Melhor Defesa: Sporting
Melhor Marcador: Braudilio (Benfica)
Melhor Guarda Redes: João Pereira (Boavista)
Taça Fair Paly: Gil Vicente
Melhor Jogador: Helder Silva (Porto)

domingo, 10 de junho de 2012

Torneio - 1º Dia

Resultados do 1º dia:

Marinhas - Gil Vicente (2- 1)
Boavista  - Benfica (0 - 2)
Sporting - Braga (2 - 0)
Porriño - Porto (0 - 6)

Braga - Marinhas (3 - 1)
Porriño - Boavista (1 - 6)
Gil Vicente - Sporting (0 - 2)
Benfica - Porto (1 - 0)

Mais informação no facebook do FCMarinhas


quinta-feira, 7 de junho de 2012

XXV Torneio Internacional FC Marinhas

Eis o calendário de jogos:





Concerto Coral Sinfónico

9 Junho, 22h00 – Largo dos Bombeiros



A Câmara Municipal de Esposende vai assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas com um Concerto Coral Sinfónico pela Banda de Música de Belinho e grupos corais de Marinhas e de Belinho, que decorrerá no próximo sábado, dia 9 de Junho, a partir das 22h00, no Largo dos Bombeiros, em Esposende.


Numa viagem pelo tempo e sob a direcção musical da Maestrina marinhense Ana Carolina Capitão, serão relembrados temas do festival da canção e alguns temas populares portugueses.

Cristiano Ronaldo & Cª

Ainda a proposito do Torneio Internacional do FC Marinhas, encontramos mais algumas recordações de outros tempos. Aproxima-se a data da realização da vigésima quinta edição (é já no próximo fim de semana) e se muitas vezes se diz que por cá passaram grandes craques (Ronaldo, Tinaia, Zeferino, Petit, Danilo, Quaresma, etc...), também muitos outros jovens de Marinhas (e não só) tiveram essa oportunidade de fazendo parte do FC Marinhas viver a rica experiência de jogar no Torneio Internacional.




quarta-feira, 6 de junho de 2012

Transportes escolares


Município de Esposende define regras para utilização dos transportes escolares

A Câmara Municipal de Esposende definiu e aprovou as Normas de Gestão do Serviço de Transporte Escolar para o ano lectivo 2012/2013, com vista a um eficaz e eficiente funcionamento do serviço.  
A lei determina que os municípios comparticipem nos transportes aos alunos que residam a mais de 4 kms do estabelecimento de ensino. Contudo, numa lógica de apoio às famílias, atendendo à difícil conjuntura, e de aposta na Educação, a Câmara Municipal de Esposende fixou como distância mínima os 2 kms, contando, para o efeito, o circuito automóvel mais curto. É, contudo, exigido que os encarregados de educação declarem a distância da residência ao estabelecimento de ensino, procedendo posteriormente a Câmara Municipal à respectiva verificação e, caso se detecte que houve falsas declarações, o apoio será retirado.  
De acordo com as normas estipuladas, a Câmara Municipal suspenderá o apoio ao transporte, caso verifique que o aluno realizou menos de metade das viagens previstas para um determinado mês, sem que haja justificação para tal.  
Refira-se que, de acordo com a lei, beneficiam de transporte gratuito todos os alunos do Ensino Básico (1.º,2.ºe 3.º ciclos) e 10.º ano do ensino secundário, oficial ou particular e cooperativo com contrato de associação e paralelismo pedagógico, que residem a mais de três ou quatro quilómetros dos estabelecimentos de ensino, respectivamente sem ou com refeitório.  
Do mesmo modo, o transporte é gratuito para os alunos do Ensino Básico com dificuldades de locomoção, matriculados na escola de residência, ou que necessitem de se deslocar para frequência de modalidades de educação especial.  
Relativamente aos alunos do 11.º e 12.º anos do ensino secundário, a Câmara Municipal comparticipa o transporte escolar a 50%, podendo custear a 100% mediante requerimento, análise sócio- educativa e deliberação do executivo, sendo que os pedidos deverão ser apresentados no período de 18 de Julho e 30 de Setembro. 
Fonte: CME  

terça-feira, 5 de junho de 2012

Outro (pequeno) sucesso


Jovem de Marinhas venceu o XI Festival de Cocktails da EPE 


                                                  A bebida confecionada por Martinho Martins, totalizou 112 de um trio de avalizados grupos de júris, tendo a sua colega de turma do 1º ano de Técnico de Restauração, Andreia Vale de Arcozelo, alcançado o 2º lugar com 106 pontos. José Gomes,do 3º ano e natural de Milhazes, fechou o pódio totalizando 103 pontos.
O "Quatro M's" do Martinho, que tem 18 anos, é uma composição sem álcool, como todas as outras, que resulta da combinação de iogurte líquido de morango, sumo de maçã,sumo de pêssego e sumo de ananás. No topo é decorada com um cisne feito de maçã verde.
Martinho Martins venceu ainda o prémio para a Melhor Bebida (Degustação).

Praias de Qualidade


Praias de Apúlia e de Cepães distinguidas com qualidade de ouro

As praias de Apúlia e de Cepães, em Marinhas, figuram entre as 209 zonas balneares do país com qualidade de ouro, repetindo o feito alcançado em 2011.  
A classificação é atribuída pela Quercus, entidade que, no início de cada época balnear, faz o balanço e perspectiva da qualidade das águas balneares em Portugal, com base na informação pública oficial, disponibilizada através do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).  
Para receber a classificação de praia com qualidade de ouro, a zona balnear tem de cumprir os critérios de qualidade da água boa nas épocas balneares de 2007 a 2009 e qualidade excelente nas duas últimas épocas balneares, ou seja, 2010 e 2011. Outro dos requisitos para obter o selo de qualidade de ouro é que todas as análises realizadas na última época balnear sejam excelentes.  
O objetivo da Quercus é realçar as praias que, ao longo dos últimos cinco anos, apresentam sistematicamente boa qualidade ou qualidade excelente, tendo em conta a classificação da legislação em vigor, e que, nesse sentido, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.  Esta avaliação efectuada pela Quercus é mais limitada em comparação com a atribuição da Bandeira Azul, ao basear-se apenas na qualidade da água das  praias, mas é mais exigente neste aspecto. A classificação geral das praias em termos de qualidade da água é disponibilizada pelo Instituto da Água ao abrigo da legislação nacional e comunitária, sendo que os dados estão disponíveis no site snirh.pt.  Refira-se que, em relação a 2011, há mais quatro praias com qualidade de ouro, num total de 290 das 526 zonas balneares. 
Fonte: CME 

sexta-feira, 1 de junho de 2012

DMC- Dia Mundial da Criança

Hoje, dia 1 de Junho é o Dia Mundial da Criança. Das muitas comemorações que possa haver, uma há que já é realizada há 10 anos. Trata-se o DMC do Departamento de Formação (FUBIMATE) do FC Marinhas. Este ano será no Sábado, dia 2 durante todo o dia. Trata-se de vários jogos para todos os escalões do departamento, onde cada equipa terá equipas convidadas a praticiparem nesta actividade. Todas as crianças terão possibilidade de jogar futebol (o que mais gostam) e particcipar noutras actividades. As equipas convidadas este ano são: Vilaverdense, Braga, Prado, Castelense, Estrelas de Faro, Vianense, Luciano Sousa, Barroselas e Gondomar. De manhã a actividade será para os nascidos em 2007/2006/2005/2004/2003 e à tarde para os de 2002/2001/2000 e 1999.