quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Parque da Cidade


A Câmara Municipal de Esposende vai lançar um Concurso Público Internacional para a Concepção do Parque da Cidade, que vai nascer na Zona Ribeirinha de Esposende, no espaço compreendido entre o Centro de Actividades Náuticas e a Ponte de Fão.
É intenção da Autarquia dotar Esposende de um Parque Verde, requalificando e valorizando uma área que, actualmente, não se coaduna com as recentes intervenções de beneficiação da Zona Ribeirinha, até porque é uma das portas de entrada da cidade. Esta intervenção deverá, por outro lado, contribuir para reforçar a ligação da população ao rio.  Integrada na estratégia de requalificação da cidade e da valorização ambiental das margens do Rio Cávado, a intervenção deverá ter em conta as acções de requalificação já realizadas na frente ribeirinha de Esposende, as normas do PDM e as condicionantes  locais. Pretende-se, pois, que as propostas englobem uma solução sustentável e focalizada na regeneração urbana e paisagística da zona e apresentem especial preocupação com a sustentabilidade, quer ao nível das opções construtivas, quer das opções paisagísticas.
O Parque da Cidade deverá integrar percursos pedonais e cicláveis em articulação com os existentes e previstos, nomeadamente a Ecovia do Litoral Norte e os Trilhos do Cávado, espaços para eventos ao ar livre relacionados com o rio e a prática de desporto informal, postos de interpretação ambiental e pontos de observação de avifauna. O espaço disporá também  de parque de merendas e parque de estacionamento para auto caravanas, contemplando ainda sanitários públicos, equipamentos lúdicos e mobiliário urbano, incluindo pontos de recolha selectiva de resíduos.  ....
Fonte: CME

Sem comentários:

Enviar um comentário