quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Polis

Polis Litoral Norte avança com novas intervenções no litoral de Esposende

O litoral de Esposende vai ser alvo de um conjunto de intervenções, a executar no âmbito do programa Polis Litoral Norte. 

Recentemente, foi aprovado, pelo Programa Operacional Temático de Valorização do Território, o financiamento de várias acções de reabilitação e valorização da costa litoral Norte, concretamente nos Municípios de Esposende, Viana do Castelo e Caminha, que visam a preservação dos ecossistemas naturais e a protecção de pessoas e bens. 

Está garantido financiamento comunitário no montante de cerca de 11,8 milhões de euros, que, a somar à componente nacional, permite alavancar um investimento de cerca de 16,9 milhões de euros, a concretizar até ao final de 2014. 

No que se refere ao Município de Esposende, vai ser concretizada a reestruturação e consolidação dos dois esporões na praia de Ofir, em Fão, e a reabilitação de passadiços pedonais de acesso às praias do concelho. 

No âmbito da recuperação e protecção dos sistemas dunares e renaturalização de áreas naturais degradadas estão previstas intervenções na Foz do Neiva, em Antas, Dunas de Belinho, Cepães e Rio de Moinhos, em Marinhas. Os trabalhos contemplam a recuperação, reforço e fixação dos sistemas dunares, o reperfilamento de praias de godo, a recuperação de estruturas “leves” de defesa costeira e a remoção de infraestruturas desqualificadoras nas frentes de praia. Prevê-se igualmente a reabilitação e/ou construção de passadiços sobrelevados em madeira, a delimitação de caminhos existentes definidos como necessários e a eliminação/renaturalização dos restantes, a introdução de um canal de Ecovia, a erradicação e/ou gestão de espécies infestantes exóticas arbóreas e herbáceas e a introdução de vegetação autóctone. 

Outra das acções previstas traduz-se na recuperação, protecção dos sistemas dunares e renaturalização de áreas naturais degradadas na Restinga de Ofir. Assim, prevê-se a reabilitação do cordão dunar da restinga e o reforço dunar da praia a Sul, assim como a remoção e substituição de estruturas degradadas (vedações e paliçadas), a revegetação dunar, o reordenamento dos acessos à praia e a colocação de painéis informativos dos valores naturais presentes. 

Inscrita no programa de acções está ainda a requalificação da frente marítima de São Bartolomeu do Mar, que passa pela contenção e retirada de ocupações em zonas costeiras de risco, consolidação da estrutura de contenção existente, requalificação do espaço urbano (reconstrução da plataforma do cruzeiro e renaturalização da restante área degradada e/ou desocupada) e ainda pela recuperação e reforço dos cordões dunares a Norte e Sul do núcleo urbano. 

Recorde-se que no âmbito do programa Polis Litoral Norte foram concretizadas, até ao momento, três empreitadas, nomeadamente a Requalificação dos arruamentos Interiores do Pinhal de Ofir, Execução dos Percursos da Natureza do Parque Natural do Litoral Norte e Requalificação da Zona Ribeirinha de Esposende. Presentemente está a decorrer o concurso público da empreitada de Requalificação da Zona Ribeirinha de Fão.

Fonte: CME 

Sem comentários:

Enviar um comentário