segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Casa das Marinhas



Município de Esposende lança livro “Viana de Lima – Casa das Marinhas”


Decorreu, ontem (5ª feira), na Sede da Junta de Freguesia de Marinhas, a sessão de apresentação do livro “Viana de Lima – Casa das Marinhas”. A obra é uma edição da Câmara Municipal de Esposende e assinala o centésimo aniversário de nascimento do Arquitecto esposendense Viana de Lima (1913-1991), autor deste “solar dos tempos modernos”, classificado como Monumento de Interesse Público. 

A anteceder a apresentação do livro, teve lugar a visualização de um documentário sobre a Casa das Marinhas, que se encontra nomeado para o 1.º Festival Internacional da Península Ibérica de Filmes Documentais e Ficcionista, sobre o tema da Arquitectura.

O livro “Viana de Lima – Casa das Marinhas” procura, através dos colaboradores mais próximos do Arquitecto, retratar um perfil de personalidade e obra do mestre. Desde o enquadramento da Arquitectura Moderna a norte do Porto à importância do design para o Arquitecto Viana de Lima, a publicação engloba uma visão da Casa das Marinhas, da produção da sua obra e termina com o enquadramento dos jardins nos anos 40 e a importância e influência nos jardins da Casa das Marinhas.
...
João Cepa expressou a sua satisfação por o último acto público da sua Presidência consistir numa homenagem a “um ilustre esposendense, que é uma referência nacional e internacional no domínio da arquitectura”, sendo por isso “motivo de orgulho e honra”

O Autarca regozijou-se com o acordo de cooperação alcançado entre o Município e a Universidade do Porto, herdeira do imóvel, que permitiu preservar o imóvel e abri-lo à comunidade, difundindo a obra arquitectónica de Viana do Lima. “Fizemos um bom trabalho, hoje a Casa das Marinhas tem a dignidade que merece e que deve ter”, afirmou, considerando que “estão criadas as condições para ser a mais valia cultural do concelho”. Com a edição do livro “Viana de Lima – Casa das Marinhas” fica concluída a primeira etapa desse trabalho, referiu o Presidente da Câmara Municipal, fazendo votos de que a obra contribua para divulgar a Casa das Marinhas e o trabalho do Arquitecto Viana de Lima. A terminar a sua intervenção, deixou o apelo para que todos visitem, promovam e divulguem a Casa das Marinhas.

A abertura ao público do imóvel será assegurada pela Junta de Freguesia de Marinhas, que garantirá também a sua manutenção, tendo, para o efeito, estabelecido um protocolo de colaboração com a Câmara Municipal de Esposende. O Presidente Aurélio Neiva garantiu que a Junta de Freguesia irá zelar pelo espaço “com todo o carinho e dedicação”, afirmando que “é um orgulho ter implantada nesta freguesia um imóvel desta qualidade, considerado um símbolo da arquitectura moderna em Portugal” e saudando o Município pela sua aquisição e abertura ao público.
...
O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Sem comentários:

Enviar um comentário