terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Cartaz de Sábado



Hoje, Sábado, duas actividades que podem interessar:

Às 20h00- Jantar-convívio do Carnaval Rio de Moinhos 2013, no Restaurante Bem Estar 1, em Outeiro, para os participantes, famílias e quem quiser associar-se.


Às 21h30, a secção dos Lobitos dos Escuteiros de Marinhas, promove uma noite de cinema no Salão Paroquial de Marinhas, com o filme Madagascar 3.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

FC Marinhas - Agenda


Fim de semana 23 e 24 Fevereiro

Sábado - 09h30 - S. Veríssimo -  FC Marinhas  (Infantis B) - AF Braga -Série A...(6 - 1)

Sábado - 10h00 - Braga -  FC Marinhas  (Infantis A) - AF Braga -Fut. 11-Série A...(1 - 0)


Sábado - 15h00 - FC Marinhas  - S. Veríssimo (Iniciados B)- AF Braga 1ª Div- Série A...(2 - 1)

Sábado - 15h00 - Prado - FC Marinhas  (Juvenis)- AF Braga 1ª Div- Série A...(0 - 2)

Domingo - 11h00-  FC Marinhas  - Bragança (Iniciados A) - Nac. Iniciados - Manutenção...(0 - 1)


Domingo -  15h00 - Vilaverdense - FC Marinhas  (Juniores)- AF Braga- Div. Honra...(0 - 0)


Domingo - 15h00 FC Marinhas - Melgacense (Séniores) - Camp.Nac. III Div.-Série A...(7 - 0)

Campeonato Concelhio de Futebol Infantil
8ª Jornada - Campo de Jogos do CSJ Belinho - Belinho - Domingo 24/02


09h30 -  FC Marinhas 04 - Fão...(1 - 2)

10h30 - Fintas - FC Marinhas 05 ...(4 - 0)

10h30 - Fão - FC Marinhas 00 - Gandra ...(2 - 0)

11h30 - Esposende 02 - FC Marinhas 02 ...(2 - 5)

11h30 - Marinhas 01 - Fão 01...(1 - 0)

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Rua da Anta

  


Educação Atual

Entrevista João Cepa

Entrevista do Presidente CM Esposende, João Cepa, à Esposende Serviços TV.


Polis

Polis Litoral Norte avança com novas intervenções no litoral de Esposende

O litoral de Esposende vai ser alvo de um conjunto de intervenções, a executar no âmbito do programa Polis Litoral Norte. 

Recentemente, foi aprovado, pelo Programa Operacional Temático de Valorização do Território, o financiamento de várias acções de reabilitação e valorização da costa litoral Norte, concretamente nos Municípios de Esposende, Viana do Castelo e Caminha, que visam a preservação dos ecossistemas naturais e a protecção de pessoas e bens. 

Está garantido financiamento comunitário no montante de cerca de 11,8 milhões de euros, que, a somar à componente nacional, permite alavancar um investimento de cerca de 16,9 milhões de euros, a concretizar até ao final de 2014. 

No que se refere ao Município de Esposende, vai ser concretizada a reestruturação e consolidação dos dois esporões na praia de Ofir, em Fão, e a reabilitação de passadiços pedonais de acesso às praias do concelho. 

No âmbito da recuperação e protecção dos sistemas dunares e renaturalização de áreas naturais degradadas estão previstas intervenções na Foz do Neiva, em Antas, Dunas de Belinho, Cepães e Rio de Moinhos, em Marinhas. Os trabalhos contemplam a recuperação, reforço e fixação dos sistemas dunares, o reperfilamento de praias de godo, a recuperação de estruturas “leves” de defesa costeira e a remoção de infraestruturas desqualificadoras nas frentes de praia. Prevê-se igualmente a reabilitação e/ou construção de passadiços sobrelevados em madeira, a delimitação de caminhos existentes definidos como necessários e a eliminação/renaturalização dos restantes, a introdução de um canal de Ecovia, a erradicação e/ou gestão de espécies infestantes exóticas arbóreas e herbáceas e a introdução de vegetação autóctone. 

Outra das acções previstas traduz-se na recuperação, protecção dos sistemas dunares e renaturalização de áreas naturais degradadas na Restinga de Ofir. Assim, prevê-se a reabilitação do cordão dunar da restinga e o reforço dunar da praia a Sul, assim como a remoção e substituição de estruturas degradadas (vedações e paliçadas), a revegetação dunar, o reordenamento dos acessos à praia e a colocação de painéis informativos dos valores naturais presentes. 

Inscrita no programa de acções está ainda a requalificação da frente marítima de São Bartolomeu do Mar, que passa pela contenção e retirada de ocupações em zonas costeiras de risco, consolidação da estrutura de contenção existente, requalificação do espaço urbano (reconstrução da plataforma do cruzeiro e renaturalização da restante área degradada e/ou desocupada) e ainda pela recuperação e reforço dos cordões dunares a Norte e Sul do núcleo urbano. 

Recorde-se que no âmbito do programa Polis Litoral Norte foram concretizadas, até ao momento, três empreitadas, nomeadamente a Requalificação dos arruamentos Interiores do Pinhal de Ofir, Execução dos Percursos da Natureza do Parque Natural do Litoral Norte e Requalificação da Zona Ribeirinha de Esposende. Presentemente está a decorrer o concurso público da empreitada de Requalificação da Zona Ribeirinha de Fão.

Fonte: CME 

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

APPACDM


A Câmara Municipal de Esposende vai apoiar a Delegação de Esposende da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) na aquisição de uma viatura para o transportes de utentes.

Neste sentido, aprovou a atribuição de uma verba, no valor de 10 000 euros, a esta Instituição Particular de Solidariedade Social com estatuto de Utilidade Pública, vocacionada para a intervenção com a deficiência mental.

Em actividade no concelho desde 1991, a APPACDM oferece como resposta social o Centro de Actividades Ocupacionais (CAO), localizado na freguesia de Marinhas e dirigido a jovens e adultos com deficiência mental a partir dos 18 anos. Actualmente conta com 27 jovens em acompanhamento, 11 dos quais utilizam a carrinha da APPACDM para o transporte diário para a instituição e no regresso a casa.
O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Danças e Cantares- VII Festival de Folclore



Estádio Municipal

Noticia da Esposende Rádio de 14 de Fevereiro:

  
Estádio Padre Sá Pereira vai beneficiar em breve, de obras de requalificação. A intervenção da responsabilidade da autarquia inclui a recuperação dos balneários e substituição do relvado, num investimento que deve rondar os 400 mil euros.
...

sábado, 16 de fevereiro de 2013

E mais imagens




Centro Municipal de Marcha e Corrida


Vanessa Fernandes e Albertina Dias vão estar presentes na abertura do Centro Municipal de Marcha e Corrida de Esposende, que terá lugar no próximo domingo, dia 17, pelas 10h00, na Zona Ribeirinha de Esposende. 

...
A sede do Centro funcionará nas Piscinas Municipais Foz do Cávado, onde é feito o atendimento e avaliação inicial, prescrição do exercício e o acompanhamento técnico a todos quantos pretendam fazer exercício.

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Esposende contempla quatro percursos, nomeadamente 200 metros, 2000 metros, 3000 metros e 10000 metros, compreendendo as zonas ribeirinhas de Esposende e de Fão e a restinga do Cávado. Irá funcionar à segunda e quinta–feira, entre as 10h00 e as 12h00, e à quarta–feira, das 17h30 às 19h00.
...
 A concentração dos participantes está marcada para as 10h00, junto às Piscinas Foz do Cávado.


Notícia do Serviço de Comunicação e Imagem do Município de Esposende 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

FC Marinhas - Agenda


Fim de semana 16 e 17 Fevereiro

Sábado - 14h30 - FC Marinhas - Bairro Misericórdia (Juvenis)- AF Braga 1ª Div- Série A...(2 - 0)

Sábado -  16h30 - FC Marinhas  - Santa Maria (Juniores)- AF Braga- Div. Honra...(1 - 2)

Domingo - 09h00 - Vilaverdense - FC Marinhas  (Iniciados B)- AF Braga 1ª Div- Série A...(11 - 1)

Domingo - 09h30 -  FC Marinhas - Santa Maria (Infantis B) - AF Braga -Série A...(3 - 7)

Domingo - 11h00  FC Marinhas - Santa Maria (Benjamins A) - AF Braga -Série A...(2 - 1)

Domingo - 11h00- Barroselas - FC Marinhas  (Iniciados A) - Nac. Iniciados - Manutenção...(1 - 0)

Domingo - 15h00 - Monção - FC Marinhas  (Séniores) - Camp.Nac. III Div.-Série A...(1 - 2)

Campeonato Concelhio de Futebol Infantil
7ª Jornada - Estádio UD Vila Chã - Vila Chã - Domingo 17/02



09h30 -  FC Marinhas 05 - Forjães ...(1 - 5)

10h30 - Esposende 04 - FC Marinhas 04 ...(2 - 1)

10h30 - Fão - FC Marinhas 03 ...(3 - 0)

17h00 - Estrelas Faro - FC Marinhas 00...(3 - 4) 

Imagens

Imagens (soltas) de Marinhas...
Eventualmente, para quem esteja longe.

  

  

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Carnaval Rio de Moinhos 2013

Realizou-se ontem, Terça-feira, o 22º Carnaval de Rio de Moinhos. Sempre com a chuva (miudinha) presente, todos os grupos que estavam previstos no Domingo, compareceram ontem e assim o Cortejo arrancou com cerca de 20 grupos. Apesar do mau tempo, muita gente assistiu ao desfile e a festa foi bonita.

Veja de seguida algumas fotografias do desfile e mais abaixo o vídeo da reportagem da Esposende Serviços TV que fez a cobertura do evento. Também a Esposende Radio fez a transmissão em directo.

  Inicio...
  

       






terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Futebol

No fim de semana passado, os Iniciados A do FC Marinhas conseguiram mais uma importante vitória, em casa, sobre o Merelinense, por 2-0, no Campeonato Nacional - Fase de manutenção.


Também na fase de manutenção da III Divisão Nacional, o FC Marinhas (Séniores) obteve, também em casa, um empate a um golo com o Vianense. Mas, quase toda a gente diz que o golo do Vianense não entrou. Veja as imagens do jogo na Esposende Serviços TV, e confira (ao minuto 6:26)



domingo, 10 de fevereiro de 2013

Carnaval adiado para Terça-Feira









Confirmou-se o mau tempo previsto para este Domingo. Até à última da hora a (Des)Organização esperou para decidir e acabou por adiar o CARNAVAL RM para a Terça-Feira, nos mesmos horários e mesmos moldes.


Pode ver em directo na Esposende Serviços TV ou ouvir pela Esposende Rádio

Carnaval em Esposende

Carnaval em Esposende

Fantasia Ambiente

Desfile de Carnaval «Fantasia Ambiente» apelou à gestão dos recursos hídricos
clique para ver a imagem no tamanho original...

O Desfile de Carnaval "Fantasia Ambiente" do Município de Esposende saiu esta manhã (de sexta-feira) à rua, enchendo de colorido e animação a cidade e veiculando mensagens ambientais, com particular enfoque para a gestão dos recursos hídricos.

Este foi o tema principal do cortejo, no qual participaram cerca de um milhar de crianças, idosos, professores, auxiliares de acção educativa e utentes de 21 estabelecimentos de educação e ensino e instituições concelhias.

Como habitualmente, os estabelecimentos de educação e ensino e instituições do concelho responderam positivamente ao desafio da empresa local Esposende Ambiente, criando as fantasias carnavalescas, acessórios e cartazes. O tema desta 12.ª edição centrou–se na gestão dos recursos hídricos, com o intuito de alertar para a importância do recurso água enquanto motor de desenvolvimento e de manutenção da biodiversidade local, apelando ao uso consciencioso da água.
...
O cortejo arrancou da Zona Ribeirinha de Esposende, seguindo depois até ao Largo Rodrigues Sampaio, Rua Conde Castro, Largo Dr. Fonseca Lima, Praça do Município, Rua 1º de Dezembro, regressando novamente ao Largo Rodrigues Sampaio e terminando no parque em frente às Piscinas Foz do Cávado. 

Notícia do Serviço de Comunicação e Imagem do Munícipio de Esposende

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

FC Marinhas - Agenda


Fim de semana 09 e 10 Fevereiro

Sábado - 09h00- FC Marinhas - Merelinense (Infantis A)- AF Braga- Inf. 11- Série A... (3 - 0)

Sábado - 11h00- FC Marinhas  - Merelinense (Iniciados A) - Nac. Iniciados - Manutenção...(2 - 0)

Sábado - 15h00 - FC Marinhas - Vianense (Séniores) - Camp.Nac. III Div.-Série A...(1 - 1)

Sábado - 17h00 - Fão - FC Marinhas  (Juvenis)- AF Braga 1ª Div- Série A...(0 - 3)

Sábado - 18h00 - FC Marinhas - Realense (Iniciados B)- AF Braga 1ª Div- Série A...ADIADO

Sábado -  19h45 - A. Urgeses -  FC Marinhas  (Juniores)- AF Braga- Div. Honra...(4 - 1)

Domingo - 09h30 -  FC Marinhas - Forjães (Infantis B) - AF Braga -Série A... (3 - 4)

Domingo - 11h00 -  FC Marinhas - Forjães (Benjamins A) - AF Braga -Série A...(8 - 0)

Campeonato Concelhio de Futebol Infantil
7ª Jornada - Estádio UD Vila Chã - Vila Chã - Domingo 10/02



09h30 -  FC Marinhas 05 - Forjães 

09h30 - Estrelas Faro - FC Marinhas 00 

10h30 - Esposende 05 - FC Marinhas 04

10h30 - Fão - FC Marinhas 03 

ADIADO