sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Tudo a postos

Tudo a postos para o inicio da Festa do Pão 2013?
Abertura às 20h00.

 

FC Marinhas - Agenda

Fim de semana 21 e 22 Setembro

Sábado- 16h00- "Os Ceramistas" - FC Marinhas (Juniores)- Taça AFB 1ª elim.

Sábado- 18h00FC Marinhas - Varzim SC (Iniciados B) - Jogo de apresentação

Domingo- 10h00- ACD Martim - FC Marinhas FC (Juvenis)- Taça AFB 1ª elim.

Domingo- 10h00- EF Fintas A - FC Marinhas (Iniciados A)- Jogo de preparação

Domingo- 11h00- EF Fintas B - FC Marinhas (Iniciados B)- Jogo de preparação

Domingo- 09h30-12h30Quadrangular (Infantis B - Fut.7)- FC Marinhas, Gil Vicente A, B, Dumiense




Domingo- 16h00

UD Leiria - FC Marinhas

Taça de Portugal, 2ª elim.

Aula Aberta

A Banda de Musica de Belinho pretende abrir um pólo em Marinhas, no inicio deste ano lectivo. Para isso, vai levar a efeito uma aula aberta (grátis) no próximo Sábado, dia 21, das 16h00 às 18h00, para a qual convida todos os interessados (crianças e pais) a conhecer a escola e os instrumentos.

Auditório da Junta de Freguesia.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Desfolhada e Malhada

Inserida no programa da Festa do Pão 2013, realiza-se no próximo Sábado, dia 21, pelas 21h30, uma Desfolhada e Malhada, organizada pelo Rancho Folclórico Danças e Cantares de Marinhas e que vai contar com a presença de todos os ranchos do concelho.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Despertar

in Despertar (15-09-2013 a 22-09-2013)

CAMPANHA DE SENSIBILIZAÇÃO
Avisam-se todas as pessoas interessadas que nos dias 16,17 e 18 de Setembro. especialistas na área de Ortopedia e Reumatologia dos Laboratórios COFAR, se encontram ao vosso dispor no Centro Cívico de Goios para aconselhar o tratamento do combate à sua doença, coluna, artrose, hérnias discais, etc. Horário de manhã das 10 às 12h00 e de Tarde das 14 às 17h00. Atendimento gratuito.

FESTA DO PÃO
De 20 a 22 de Setembro, realiza-se a 6ª edição da Festa do Pão, organizada pela Junta de Freguesia de Marinhas.
Comparece no antigo Campo de São Miguel, delicia-te com as iguarias tradicinais, em especial a ancestral arte de confeccionar pão de milho. Recorda o ciclo do milho, assiste a uma tradicional desfolhada e malhada. Apoia o associativismo da freguesia.

ESCOLA DE MÚSICA
A Banda de Música de Belinho informa que vai realizar no próximo Sábado, dia 21, entre as 16h00 e as 18h00, uma sessão de aulas abertas (gratuita), no Auditório da Junta de Freguesia, onde as crianças a partir dos 4 anos podem ter contacto e experimentar os instrumentos, com vista a ingressarem na Escola de Música (Pólo de Marinhas), caso o desejem.
Aproveitem esta oportunidade para mostrarem (e incentivarem) aos vossos filhos o que é a musica.

Campanha Eleitoral

Começou a Campanha...
Assim determina a lei:

Campanha eleitoral
De 17-09-2013 a 27-09-2013
O período da campanha eleitoral inicia-se no 12º dia anterior e finda às 24 horas da antevéspera do dia designado para as eleições.

Proibição de divulgação de sondagens ou de inquéritos de opinião
Entre as 0h00 de 28-09-2013 e as 20h00 de 29-09-2013
É proibida a publicação e a difusão bem como o comentário, a análise e a projecção de resultados de qualquer sondagem ou inquérito de opinião, directa ou indirectamente relacionados com actos eleitorais, desde o final da campanha relativa à realização do acto eleitoral até aoencerramento das urnas em todo o País.

Convite

Muito bom!
 

terça-feira, 17 de setembro de 2013

BTT JUM

Em mais uma prova regional de BTT - Cross Country, agora realizada em Fragoso, Barcelos, os atletas da equipa da JUM/Sanitop/KTM alcançaram mais duas vitórias para a equipa das Marinhas.
Em Infantis Femininos, a jovem Beatriz Faria bateu a sua colega de equipa Beatriz Abreu, numa troca de posições entre as duas em relação às provas anteriores. Estas duas atletas têm vindo a dominar as provas que têm disputado, com a Beatriz Abreu a ocupar actualmente a 1ª posição do Campeonato Regional da categoria, organizado pela AP Minho, quando faltam apenas duas provas.

O segundo êxito foi alcançado pelo Nuno Costa, em Juvenis, enquanto que na mesma categoria Celina Faria ficou em 18º.
Em Infantis Masculinos João Cepa terminou a prova em 3º lugar. Nos Cadetes Masculinos Fernando Faria e João Costa ficaram respectivamente em 12º e 14º lugar. Em Juniores João Cachada classificou-se em 4º e Fábio Abreu em 9º. Na categoria principal, Elite, Ricardo Santos ficou em 8º, Diogo Figueiredo em 10º e Carlos Leal em 17º. Por equipas, a JUM/Sanitop/KTM terminou no 5º lugar da classificação final desta prova.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

FC Marinhas - Agenda

Fim de semana 21 e 22 Setembro

Sábado- 16h00- "Os Ceramistas" - FC Marinhas (Juniores)- Taça AFB 1ª elim.

Sábado- 18h00FC Marinhas - Varzim SC (Iniciados B) - Jogo de apresentação

Domingo- 10h00- ACD Martim - FC Marinhas FC (Juvenis)- Taça AFB 1ª elim.

Domingo- 10h00- EF Fintas A - FC Marinhas (Iniciados A)- Jogo de preparação

Domingo- 11h00- EF Fintas B - FC Marinhas (Iniciados B)- Jogo de preparação

Domingo- 09h30-12h30- Quadrangular (Infantis B - Fut.7)- FC Marinhas, Gil Vicente A, B, Dumiense




Domingo- 16h00

UD Leiria - FC Marinhas 

Taça de Portugal, 2ª elim.

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Nacional 13

As obras na N13 que vêm do Norte, já chegaram ao Moinho do Estado (Rio de Moinhos). Obras que já há uns tempos têm vindo a estragar (ainda mais) a nacional, desde Belinho, S. Bartolomeu e chegando agora a Marinhas. O problema, é que, seja qual for o motivo das obras (parece que é para canalizar as águas para a ETAR), demora sempre muito tempo a reparar a estrada..

Designação da Obra: Empreitada de Execução do Sistema de Drenagem de Marinhas Norte
Valor da Obra:  1.211.098,73 €
Prazo de Execução: 180 Dias
 
 

Abelhas

Também escapou a muita gente, o acontecimento da passada segunda-feira, em Rio de Moinhos. No dia seguinte, foi noticia em vários sítios, inclusive no Jornal de Noticias.

Destruído ninho com 4 mil vespas asiáticas


Um ninho de vespas asiáticas com cerca de um metro de altura foi destruído ao final da tarde de segunda-feira, com recurso a um maçarico, em Marinhas, Esposende.

foto JOSÉ MOTA / GLOBAL IMAGENS
Destruído ninho com 4 mil vespas asiáticas
Ninho tinha cerca de 4 mil vespas asiáticas
Manuel Abreu, apicultor de 76 anos, andava "à caça" do fenómeno que lhe estava a dizimar as "abelhas de mel". "De manhã, vi o ninho. Era enorme". Alertou de imediato as autoridades e os bombeiros. Instalado a 19 metros de altura, num eucalipto, foi o antigo comandante da GNR de Esposende, também apicultor, a subir na autoescada dos Bombeiros de Esposende para atacar o ninho onde se acumulavam cerca de 4 mil insetos. "Optámos por queimar, que é uma das formas de combater esta vespa, que destrói as produções dos apicultores", explicou António Santos.
"Noutras zonas de Esposende há mais ninhos que estão a matar as abelhas de mel", disse José Sá, apicultor na freguesia de Curvos. São cada vez mais frequentes relatos destes no Minho, começando o problema a ganhar contornos de praga.
"É uma vespa agressiva. O veneno que contém é suficiente para fazer inchar um braço de uma pessoa. É uma ameaça séria", refere o apicultor Manuel Abreu.
Entraram por França
Alfredo Marques, estudioso desta abelha e natural de Braga, refere que a vespa "Velutina nigritorax" hiberna de dezembro a fevereiro, para desenvolver-se até julho e depois atacar apiários

BTT JUM


in EsposenDesportivo
BTT: Infantil Beatriz Abreu imparável a caminho do título

Disputou-se no passado domingo, a 11ª prova a contar para o Campeonato Regional de Cross Crountry/Inoxtubo, que se realizou em Creixomil (Guimarães), em que mais uma vez as meninas da JUM/Sanitop/KTM, foram as que mais se destacaram.

Numa prova que não contou com a presença do júnior e atual 3º classificado do Regional Fábio Abreu e do fangueiro João Araújo, que parece ter posto a bicicleta de lado há várias provas atrás, na equipa da JUM, o destaque voltou a ser das Infantis Beatriz Abreu, que venceu a prova da sua categoria e a sua colega Beatriz Faria, que a acompanhou no pódio, ao ficar na 2ª posição (foto).

Dos outros atletas da JUM, refira-se que Nuno Costa em Juvenis e que é 3º da geral, ficou no 6º lugar, Tiago Sá em 9º e Celina Faria fez 15º.
Nos Infantis Masculinos João Cepa foi 4º e nestes Escalões de Escolas a JUM foi 6º, sendo atualmente 5º da geral, enquanto na competição a equipa marinhense foi apenas 14º.
Em Cadetes Fernando Faria e João Costa foram 13º e 18º respectivamente.
Nos Juniores João Cachada foi o 11º e em Élite/sub23, o Diogo Figueiredo foi 10º e o Carlos Leal 20º.
Vasco Vasconcelos foi 10º na Taça de Portugal de Downhill
Numa prova realizada no passado domingo em São Brás de Alportel, o bttista esposendense do GD Fundação Jorge Antunes, que cumpre a sua primeira época na categoria Élite, alcançou o 10º lugar, num conjunto de atletas com muita experiência e prestígio nesta especialidade.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Festa do Idoso

A Câmara Municipal de Esposende, com a colaboração das Juntas de Freguesia do concelho, organiza na próxima quarta-feira, dia 11 de Setembro, mais uma edição da Festa do Idoso, com o tradicional passeio ao Santuário de Fátima.
Este ano, a iniciativa conta com a participação de aproximadamente 2000 idosos das quinze freguesias do concelho, nomeadamente Antas, Apúlia, Belinho, Curvos, Esposende, Fão, Fonte Boa, Forjães, Gandra, Gemeses, Marinhas, Mar, Palmeira de Faro, Rio Tinto, Vila Chã. À semelhança de anos anteriores, o programa inclui a Celebração da Eucaristia, na Basílica da Santíssima Trindade, pelas 12h15, finda a qual terá lugar o piquenique no parque do Santuário, proporcionando-se o convívio entre os participantes. O regresso a casa está previsto para as 17h30.
A Festa do Idoso destina-se a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, pessoas portadoras de deficiência com autonomia, com idade superior a 35 anos, e pessoas que frequentam as Instituições Particulares de Solidariedade Social com valência para a terceira idade. Para além de proporcionar a visita ao Santuário de Fátima, local que os idosos muito apreciam, esta iniciativa constitui, também, uma oportunidade para os mais velhos conviverem entre si, contrariando a rotina do dia-a-dia e, em alguns casos, o isolamento social. Esta actividade insere-se na política social da Câmara Municipal para a terceira idade, designadamente no Programa “Envelhecimento Activo”.
Além das Juntas de Freguesia, colaboram com a Autarquia na organização deste evento a Santa Casa da Misericórdia de Fão, os Bombeiros Voluntários de Esposende e de Fão e a Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, que asseguram a assistência aos participantes.
(CME)

Lusco fusco

 
Rio de Moinhos (Marinhas)

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Taça de Portugal

FPF
Já são conhecidos os jogos da segunda eliminatória da Taça de Portugal. O sorteio realizou-se nesta segunda-feira, na sede da Federação Portuguesa de Futebol.
Entre os 48 duelos destaca-se a presença de algumas equipas mais conhecidas no panorama nacional, como Boavista, União de Leiria, Académico de Viseu, Leixões ou Farense.


Taça de Portugal, troféu"O sorteio ditou que o FC Marinhas, única equipa do concelho de Esposende que participa nesta competição, terá de defrontar a equipa do União de Leiria, que a algumas épocas atrás militava no principal escalão do futebol português e que agora compete no Campeonato Nacional de Séniores - Série F.

Assim no dia 22 de Setembro, domingo, a equipa marinhense deslocar-se-á a Leiria para realizar o seu 1º jogo na Taça. Será um desafio que colocará em oposição dois conjuntos com diferentes argumentos, mas é conhecida a tradição na Taça de Portugal de todas as épocas haver os tomba-gigantes."

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

FC Marinhas - Agenda

Fim de semana 7 e 8 de Setembro

Sábado- 14h00FC Marinhas  - Neves FC  (Juvenis)

Sábado- 16h00FC Marinhas  - Pencelo (Juvenis)

Sábado- 18h00- FC Marinhas  - Neves FC (Juniores)
      
                        Domingo- 16h00- Juventude Ronfe - FC Marinhas (Seniores) 

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Setembro

Praia de Rio de Moinhos, no início de Setembro.
Não é noticia, mas é lindo!
Para quem está longe...

 
 
 
 
 

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Lista candidata

Também já é conhecida a Lista Candidata pelo PSD à União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra.


Despertar

in Despertar 01 a 08-09.2013

Passeio-convívio da ARGO- Goios
Vai realizar-se no dia 8 de Setembro (Domingo). Será no Parque Biológico de Gaia.
Contactos: Alberto Simões: 966 862 133 /Hélder Capitão: 965 812 428

Informação
A Esposende 2000 EM e a Câmara Municipal de Esposende promovem, em colaboração com as instituições de solidariedade social e Juntas de Freguesia do concelho, mais uma vez, o projecto: "Dar Vida aos anos". A iniciativa terá duas vertentes: natação/hidroginástica e a desenvolver no ginásio: aulas de grupo e exercícios adaptados. Assim, os interessados em participar nas actividades- idosos com mais de 65 anos de idade - poderão promover a sua inscrição na Secretaria da Junta de Freguesia de Marinhas, apresentando para o efeito o bilhete de identidade e o cartão de contribuinte.

Feira Medieval

Feira Medieval de Esposende, no passado fim de semana. (Aparentemente) um sucesso...

 
 

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Destaques

O grande destaque do último fim de semana foi a vitória da dupla Emanuel Silva/João Ribeiro no Campeonato do Mundo de canoagem, em Duisburgo.


Emanuel Silva e João Ribeiro sagraram-se ontem campeões do Mundo de K2 500 metros, em Duisburgo (Alemanha) e fizeram história para a canoagem portuguesa ao ganharem o primeiro título mundial na modalidade. 
João Ribeiro, nosso vizinho de Palmeira de Faro. Parabéns João!

O outro destaque diz respeito a um marinhense que mereceu algum relevo,através da publicação de um artigo do Correio da Manhã.

Diogo Cardoso, de Outeiro, conhecido por Costinha, fisioterapeuta do FC Marinhas e que recentemente abriu o seu gabinete de fisioterapia em Esposende, deu a conhecer o método de tratamento EPI (Eletrólise Percutânea Intratecidular) de que ele é um seguidor.

ver artigo completo: correio da manhã 02 Setembro

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Senhora da Paz

Realizou-se no passado Domingo a Peregrinação à Sra da Paz. Numa tarde de muito calor, muita gente subiu o monte para assistir à missa e o descerrar da placa...