sábado, 18 de outubro de 2014

Caminhos de Santiago

Município de Esposende aposta na promoção turística dos Caminhos de Santiago

Numa estratégia de promoção e valorização dos produtos estratégicos para o Turismo do concelho, o Município de Esposende, em parceria com a Associação Jacobeia Via Veteris, dedica o mês de outubro aos Caminhos de Santiago, através da dinamização de um conjunto de atividades.
Aproveitando a efeméride do Dia Nacional do Peregrino, a 13 de outubro, foi inaugurada, no Centro de Informação Turística (CIT) de Esposende uma exposição alusiva aos Caminhos de Santiago. A mostra, que estará patente até ao dia 30 de novembro, reúne um conjunto de fotografias, livros e outros objetos, e pretende ser um espaço de promoção dos Caminhos de Santiago em Esposende, bem como um pequeno repositório da vitalidade associativa da Via Veteris. Na mesma perspetiva de promoção e divulgação, no próximo dia 24, às 21h30, no CIT de Esposende, realizar-se-á uma palestra sobre o Caminho Português da Costa para Santiago de Compostela, decorrendo, no dia 25, uma caminhada com caraterísticas peculiares, intitulada “Viagem Inesperada”
Esposende é um concelho de referência no percurso costeiro. São vários os documentos antigos que referem a passagem de peregrinos, simples viajantes, ou individualidades de vulto, tanto pelo ramal do Caminho Central em ligação à Barca do Lago, como através do Caminho Português da Costa, no seu traçado mais litoral. Só este ano, o Albergue de S. Miguel de Marinhas alojou mais de mil peregrinos, um aumento exponencial na procura desde a sua abertura em maio de 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário