segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Moinhos de Abelheira

Câmara Municipal de Esposende anuncia que adquiriu mais um moinho (o terceiro) e assim dá mais um "impulso" para a concretização do Parque Temático dos Moinhos de Abelheira.


Eis a noticia completa:
"Município de Esposende dá mais um passo para a concretização do Parque Temático dos Moinhos de Vento da Abelheira
A Câmara Municipal de Esposende deu mais um importante passo com vista à concretização do Parque Temático dos Moinhos de Vento da Abelheira, em Marinhas, com a aquisição de mais um moinho, o terceiro de um conjunto de sete, formalizada no passado dia 16 de fevereiro.
O Município pretende recuperar e colocar ao serviço da comunidade este conjunto classificado como de Interesse Municipal, transformando-o num parque temático ligado às energias renováveis e ao ciclo do pão. Consciente da importância deste projeto, particularmente para a freguesia de Marinhas, mas de relevante interesse no contexto concelhio e até regional, a Câmara Municipal tem vindo a trabalhar com afinco e determinação com vista à sua execução. Neste sentido, continuará a empenhar-se no processo de negociação para a aquisição dos terrenos e infraestruturas necessários à execução do projeto.

Através de sete espaços expositivos pretende-se dar a conhecer todo o processo que envolve a sementeira e a recolha do grão, assim como os diversos processos necessários à sua preparação para a moagem. Aos moinhos estarão associados os temas da eletricidade; do ciclo do pão à etnografia a ele associado; das questões ambientais do “uso e abuso de energias”; das respostas sensoriais que a cultura do cereal permite experimentar através do tato, olfato e visão, às questões sobre os cereais híbridos ou geneticamente modificados. Num dos espaços, que se diferenciará por possuir um aspeto mais futurista, será abordado o futuro da energia.

Junto à entrada principal do complexo, será criado um Posto de Informação/Receção, que possibilitará o contacto dos visitantes com diversos pontos ligados ao turismo e à cultura no território concelhio. O projeto prevê ainda a criação de um espaço de aparcamento automóvel, marginal à Rua da Abelheira.

É intenção do Município que o Parque Temático dos Moinhos de Vento da Abelheira venha a funcionar em articulação com o Centro de Educação Ambiental e com o Centro Interpretativo de S. Lourenço, equipamentos municipais localizados nas proximidades."

1 comentário:

  1. Sim fico feliz por saber da motivação para manter estas imagens do nosso passado.

    ResponderEliminar