domingo, 26 de março de 2017

Programa de Comemoração

FC. Marinhas apresenta atividades comemorativas do seu Cinquentenário
Entrevistas a personalidades do Clube, Rally Papper Temático, ciclo de Conferências, 30º edição do Torneio Internacional Infantil e Requalificação da Sala de Troféus, são alguns dos marcos que compõem a efeméride do quinquagésimo aniversário do Clube Marinhense, da cidade de Esposende.
Foi este sábado, dia 25 de Março, que o Futebol Clube de Marinhas apresentou, oficialmente, a panóplia de atividades e dinâmicas que compõem o programa do seu Quinquagésimo Aniversário, a serem desenvolvidas até ao final do corrente ano.
Numa conferência de Imprensa que decorreu na Sala de Troféus do “Estádio Padre Avelino Marques Peres Filipe”, e que contou com a presença do Sr. Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Esposende, Prof. Rui Pereira, do representante da Associação de Futebol de Braga, José Amorim, e ainda de vários outros notáveis na história do Clube, cumpriu ao Prof. José Duarte apresentar a Comissão organizadora por detrás das áreas de atividade, agora conhecidas; José Duarte, em representação da comissão, explicou aos presentes o propósito de cada uma das 20 acções, numa abrangência desportiva, social, cultural, humanitária, didáctica e de entretenimento.
A “Tertúlia de Marinhenses” é evento seguinte, já na próxima sexta-feira, que visa reunir ex-treinadores, ex-atletas e público em geral da freguesia, numa partilha de experiências, troca de ideias e vivências análogas ao Clube.
O mês de Abril, por seu turno, é marcado pelo “Ciclo de Entrevistas” a dirigentes, treinadores, jogadores e outros, na recolha e documentação de testemunhos e evidências.
Um “Rally Papper Temático” é a atividade de Maio destinada ao Departamento de Formação. O objectivo da acção é proporcionar aos mais jovens, principalmente, um conhecimento didático, sociológico e cultural dos fatos, aprendendo e reconhecendo histórias e locais ligados ao clube e futebol, em geral.
A comemoração da “30º Edição do Torneio Internacional de Futebol Infantil” marca o mês de Junho, uma referência do F.C.Marinhas, relembrando José Duarte tratar-se de um dos mais prestigiosos torneios de futebol infantil a nível nacional. Paralelamente, uma “Exposição Temática” decorre durante todo o mês de Junho, culminando com um “Seminário Temático”.
O mês que antecede o aniversário enfatiza um “Torneio de Gerações”, num encontro de figuras memoráveis para o Clube, numa lógica social apoiada ainda por um “Espectáculo de Variedades”.
A “Eucaristia Solene Comemorativa” e uma “Homenagem a Dirigentes Fundadores” sinalizam o dia de Aniversário do F.C.Marinhas, a 6 de Agosto, sendo que o “(Re)Viver do 1º jogo do Clube” e a “Edição de Revista do Cinquentenário” são as restantes atividades do mês.
Até ao final do ano a comissão organizadora preparou ainda um “Jantar da Família Marinhense”, um “Ciclo de Conferências”, o “Quinzenário do Projeto FUBIMATE” e a “Requalificação da Sala de Troféus”.
Também o Presidente da Direção do Clube das Marinhas Dinis Ferreira, assim como o Pároco e Presidente da Assembleia Padre Avelino Marques Peres Filipe, não se coibiram de enaltecer o empenho e toda a dedicação associada às Comemorações do meio século de vida de um clube que, num dia de 1967, nasceu da força de vontade de um grupo de amigos.

Joana Gramoso 
Departamento de Comunicação e Imagem F.C.Marinhas
 

Sem comentários:

Enviar um comentário