segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Desfile histórico

Decorreu na tarde de ontem, Domingo o Desfile Histórico de Esposende, que contou com vários participantes de Marinhas, nomeadamente, elementos do Rancho das Moleirinhas, da Fanfarra dos Escuteiros de Marinhas e também do Clube de Bicicletas Antigas de Marinhas.

 
No livrinho que foi distribuído, pode ler-se:
1572- Esposende e a fundação
"Já em 24 de Novembro de 1525 um grupo de moradores do lugar de Esposende da freguesia de Marinhas juntamente com o vigário das Marinhas - Álvaro Ames, dão conta, ao arcebispo de Braga - D. Diogo de Sousa -, da vontade de, utilizando a ermida de Santa Maria da Graça, se tornarem religiosamente independentes de Marinhas. O resultado dessa petição foi positivo, havendo quase uma separação, mas sem nenhum documento assinado. Essa formalização seria concretizada em 1560/1566 por D. Frei Bartolomeu dos Mártires, com a criação da nova paróquia de Esposende....
....
A vontade dos moradores do lugar de Esposende em tornar vila esse lugar e separar-se de Marinhas já vinha do tempo de D. João III. Porém, é no reinado de D. Sebastião que este desejo é concretizado, através de Carta Régia, outorgada no dia 19 de Agosto de 1572, onde o rei dizia: "hei por bem e me apraz de fazer vila o dito lugar de Esposende, e quero que daqui em diante para sempre se possa chamar vila de Esposende"
 
 
  
  

Sem comentários:

Enviar um comentário