sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Sr. Reitor

No dia 6 de Janeiro (Sábado), é o aniversário do Sr. Reitor. 80 anos, dos quais 55 ao serviço da Paróquia de Marinhas. PARABÉNS!

 
P. Avelino Marques Peres Filipe
"Nasceu em Curvos, concelho de Esposende, a 6 de Janeiro de 1938, filho de António Peres Filipe e de Carolina Gonçalves Marques, e foi baptizado dias depois, a 11 de Janeiro. Na terra da sua naturalidade viveu a infância e fez a instrução primária. Ingressando a seguir no seminário de Braga, ali fez os seus estudos de Humanidades, Filosofia e Teologia. Em Braga recebeu as Ordens do Subdiaconado e Diaconado, vindo a ser Sacerdote também em Braga no dia 15 de Julho de 1962. Cantou Missa Nova em Curvos no dia 25 de Julho seguinte, e um mês depois, a 26 de Agosto de 1962, foi nomeado Coadjutor das Marinhas, sendo Pároco o R. P. Francisco Cubelo. A nomeação do P. Avelino para Coadjutor das Marinhas equivaleu a um regresso à terra de origem, pois sua mãe é daqui natural e aqui residiam a maioria dos seus parentes do lado materno e até alguns do lado paterno.
...
O P. Avelino dedicou-se de alma e coração ao apostolado multifacetado da Paróquia, primeiro como Coadjutor do P. Cubelo e depois como seu sucessor a título próprio, nomeado Pároco a 2 de Janeiro de 1971...
Os cinquenta e cinco anos que leva de actividade paroquial nas Marinhas conferem-lhe uma brilhante folha de serviços. Tem-se preocupado em seguir o método de formação pessoal permanente, através da participação em múltiplos Cursos, Encontros e Movimentos. Frequentou o Curso de Relações Humanas de Dalte Carnige, e no seu ministério adquiriu prática pastoral qualificada nos sectores da Catequeses, Juventude e Canto Litúrgico. Tem igualmente participado, ao longo dos anos, na vida activa de várias associações da freguesia de Marinhas."

 

 




 

 

 
 
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário