domingo, 27 de maio de 2018

Entrevista: João Benta

Durante a próxima semana (de 28 de Maio a 3 de Junho) vai para a estrada o 28º Grande Prémio Jornal de Noticias. A edição deste ano tem como novidade a etapa que se vai realizar na sexta-feira com inicio e fim em Esposende. Será um contra-relógio colectivo de 18,8 kms, Mas, importante mesmo, é que a prova vai contar com o marinhense João Benta, da equipa Rádio Popular Boavista, a quem pedimos uma pequena entrevista. Cá vai ela.

 P: Olá. Quem és, de onde vens e para onde vais?

JB: Boa tarde, chamo-me João Benta, tenho 31 anos, sou do lugar de Outeiro, freguesia de Marinhas... a minha viagem é lutar por um sonho...


P: Sendo Marinhas uma freguesia relativamente grande, não tem "produzido" muitos profissionais de desporto. Então, em ciclismo, penso que serás o primeiro. Porquê?
JB: Tendo havido, em anos bem passados, atletas com paixão pelo ciclismo, eu sim, creio ser o primeiro profissional da modalidade...Talvez por na nossa freguesia o desporto rei ser o futebol... e também, talvez, pela falta de oportunidades e de "caça talentos".
.

P: Tendo já alguns anos de convívio com outras experiências e realidades, lembraste de algum projecto que aches que deveria existir na nossa terra? No ciclismo ou no desporto em geral?
JB: Creio que na nossa freguesia (concelho) poderia existir uma escola de ciclismo, havia (há) sim de btt onde eu iniciei as minhas pedaladas e que me fizeram ser o que sou hoje, a CSJUM.
Podia ser feito mais eventos ligados a todas as modalidades desportivas.


P: Prestes a começar o 28º Grande Prémio JN, como é que estás em termos de preparação? Quais os objectivos?
JB: Em termos de preparação estou um pouco mais atrasado que o ano passado pela mesma altura, pois foi assim programada a época. Quanto aos objectivos, são os mesmos de sempre lutar pela vitória, pois o ano passado fui 2 na geral.

P: Pela primeira vez, esta prova terá uma etapa com inicio e fim em Esposende. Sentes mais motivação ou responsabilidade por ires actuar "em casa"?

JB: Sim, Esposende regressa ao ciclismo. Não é do meu tempo, mas já existiu um campeonato nacional. Responsabilidade faz parte de mim, e motivação... sim muita. É um orgulho e prazer correr em casa mesmo sendo em contra relógio por equipas ...


P: Como classificas a tua equipa (RP/Boavista) no panorama nacional?
JB: Quanto á equipa da RP BOAVISTA, temos um bloco unido e coeso, onde temos bom espírito de grupo e homens talhados para quando o terreno endurece... Estamos confiantes em 2018.


P: Até onde pretendes chegar no ciclismo?
JB: Bem, como sonhar ainda não paga imposto, tenho o sonho de lutar pela Volta a Portugal, e isso é que me motiva dia após dia, faça chuva ou faça sol. 


8 perguntas de resposta curta e rápida.
1- Prato favorito? 
JB: Um bom arroz de pato.

2- A melhor viagem?
Rio de Janeiro.
3- Tipo de musica preferida?
Um pouco de tudo. 
4- Outro desporto?
Atletismo.
5- Alguém (personalidade) que gostavas de conhecer?
JB- Peter Sagan.
6- Para ti quem é o melhor, no ciclismo?
JB- Resposta anterior.
7- Futuro, depois do ciclismo?
JB: Sinceramente, é algo que ainda não parei para pensar, pois ainda tenciono competir mais uns anos.
8- Sonhos?
JB: Vencer a Volta a Portugal.

Obrigado João. Boa sorte para a prova e para a tua carreira.

Sem comentários:

Enviar um comentário