terça-feira, 28 de junho de 2011

Praia de Rio de Moinhos

A Praia de Rio de Moinhos está (mesmo) a desaparecer !

"Quando há uma dezena de anos, na Foz do Rio Neiva, a Praia de Antas, começou a ser preenchida por godos, pareceu estranho e alarmante. Não se pensava é que esse alastramento dos godos fosse tão rápido. Neste momento, já quase toda a costa, de Antas a Esposende (Farol) está cheia de godos. A praia de Rio de Moinhos está a desaparecer. A desaparecer mesmo..
Com algum saudosismo, alguns poderão lembrar-se que há 30, 40 anos, aquela praia era uma espécie de "paraíso". Em dias quentes de verão, a praia de Rio de Moinhos (como outras, claro), tinha uma extensão de quase perder de vista. Entre os campos de cenouras (que boas eram!) e os caminhos onde abundavam as amoras (só se podiam comer até ao S. Bartolomeu), e o mar mesmo. havia um extenso fieiro (dunas) com altos e baixos, grandes subidas e descidas, onde se estorricava ao sol. Na praia, quando baixava a maré, em frente à Pedra Cuncha e durante algum tempo, havia uma extensão tal de areia dura, que dava para mais que um enorme campo de futebol. Grandes jogos de futebol, sobretudo aos Sábados à tarde. E havia ainda a "aventura" de se conseguir chegar à Greta. Não era fácil, mas quem conseguisse, tinha ao seu dispôr várias piscinas naturais. Agora, vai-se à Greta com a água pelos joelhos. Os fieiros desapareceram. A areia fugiu e só há godos, e neste verão, se calhar só se vai conseguir um lugarzinho ao sol, nos campos onde antes havia as tão deliciosas cenouras... A culpa não é propriamente de ninguém, o certo é que a praia quase desapareceu. Em 20, 30 anos como ela se alterou! Como será daqui a 10, 20 anos?..."

segunda-feira, 27 de junho de 2011

EspoEquestre

Campo de S. Miguel - Marinhas

Após o sucesso da primeira edição, realizada o ano passado, o Campo de S. Miguel, em Marinhas, vai acolher, entre os próximos dias 1 e 3 de Julho, o “EspoEquestre 2011”, um evento organizado pela Câmara Municipal de Esposende, em parceria com a empresa municipal Esposende 2000 e a Junta de Freguesia de Marinhas e a colaboração do Departamento de Equitação da Associação Desportiva de Esposende, Centro Equestre de Esposende, Equivau, Clube Hípico do Norte e Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende (ACICE).
A EspoEquestre visa promover a valorização do cavalo e a actividade hípica, assim como dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos centros hípicos do concelho, que são hoje um elemento de atractividade turística e um dos produtos a promover.
O programa de actividades contempla a realização de um Derby de Atrelagem, baptismos a cavalo para as crianças dos Jardins-de-infância e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) do concelho, demonstração do Projecto Municipal de Equitação Terapêutica direccionado para crianças e jovens portadores de deficiência, passeio equestre e festivais hípicos.
Os pontos altos desta edição serão o Derby de Atrelagem, a contar para o Campeonato Regional do Norte, de apuramento para o Campeonato Nacional, e o Festival Hípico “Inter Escolas”, que contará com a participação de conceituados Centros Hípicos do Norte.
Ao longo dos três dias do evento, estará em funcionamento a Feira de Gastronomia e do Artesanato, estando ainda previsto um conjunto de actividades de animação.

PROGRAMA

Dia 1 de Julho de 2011 – Sexta-feira
10h00 – Um Cavalo a Ver, um Cavalo a Sentir (Aula de Equitação Gratuitas) – IPSS e JI
14h00 – Um Cavalo a Ver, um Cavalo a Sentir (Aulas de Equitação gratuitas) – IPSS e JI
18h00 – Abertura da Feira de Gastronomia e do Artesanato
22h00 – Encerramento do Espaço

Dia 2 de Julho de 2011 – Sábado
10h00 – Um Cavalo a Ver, um Cavalo a Sentir – Instituições do Concelho e População em Geral (Aulas de Equitação gratuitas)
10h00 – Abertura da Feira de Gastronomia e do Artesanato
12h00 – Abertura da Área Alimentar
14:30 – Festival Hípico 80 cm – “Copa Esposende – Centros Hípicos de Esposende ”
15h30 – Demonstração de Hipoterapia – Projecto desenvolvido no Município
16h00 – Festival Hípico 1m – “Inter Escolas”
18h00 – Entrega de Prémios dos Festivais Hípicos
21h30 – Prova Espectáculo – Eliminatórias sucessivas
23h00 – Entrega de Prémios
24h00 – Encerramento do Espaço

Dia 3 de Julho de 2011 – Domingo
09h30 – Passeio Equestre
10h00 – Abertura da Feira de Gastronomia e do Artesanato
15h30 – Derby de Atrelagem – Campeonato Regional do Norte
18h00 – Entrega de Prémios e encerramento
20h00 – Encerramento das actividades

Centro Social JUM

O Centro Socail Juventude Unida de Marinhas (CSJUM) vai levar a efeito no próximo dia 30 (5ª feira), pelas 21h00, a inauguração da Exposição alusiva ao XX Aniversário do seu edificio sede. Segue-se, depois uma tertúlia aberta a todos os sócios e simpatizantes da associação.

Praia de Cepães

Praia de Cepães com qualidade de ouro

As praias da Couve, em Apúlia, e de Cepães, em Marinhas, foram classificadas pela Quercus com qualidade de ouro, numa listagem de 286 praias.

No início da época balnear, e tal como tem acontecido em anos anteriores, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza faz um balanço e perspectiva da qualidade das águas balneares em Portugal, com base na informação pública oficial, disponibilizada pelo Instituto da Água através do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH).
Neste sentido, seleccionou todas as praias que em Portugal tiveram sempre qualidade de água classificada como boa entre 2006 e 2009 e classificada como excelente em 2010, com análises sempre excelentes ao longo da época balnear transacta. Desta selecção fazem parte a praia da Couve, em Apúlia, e a praia de Cepães, em Marinhas, uma vez que nos últimos 5 anos, estas praias do concelho de Esposende, obtiverem sempre uma boa qualidade da água balnear.
Com esta iniciativa, a Quercus pretende destacar as praias que ao longo dos últimos cinco anos apresentaram sistematicamente boa qualidade, considerando que oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à boa qualidade da água, confirmando ainda a sua excelência na última época balnear.

terça-feira, 21 de junho de 2011

Taça Regiões (UEFA REGION'S CUP)

Terá lugar de 21 a 28 de Junho a Taça das Regiões da UEFA.
A referida iniciativa terá jogos em Fão, Vila Verde, Braga e Barcelos.
Os jogos no Complexo Desportivo de Fão decorrerão nos seguintes dias e horas:

21 de Junho – 3ª Feira- 18.00 horas – RUSSIA x SÉRVIA
23 de Junho – 5ª Feira- 17.30 horas – REPÚBLICA CHECA x ALEMANHA
26 de Junho – Domingo- 17.30 horas – SÉRVIA X TURQUIA
ENTRADAS GRATUÍTAS PARA TODOS.

Erica Sá

No passado Domingo, durante a cerimónia de encerramento do Torneio Internacional do FC Marinhas, foi apresentada ao publico do Parque Desportivo de Marinhas, ERICA SÀ, que nesse mesmo dia se tinha sagrado campeã nacional de canoagem (K1), em Ovar. Erica mora em Belinho, mas o seu pai é de Marinhas (Rio de Moinhos), Pedro Sá, também ele ligado ao desporto, pois tata-se de um àrbitro dos campeonatos nacionais de futebol. Parabéns á pequena Erica, que representa a Associação Rio Neiva, e votos de muito sucesso nesta modalidade em expansão no nosso concelho.
 

segunda-feira, 20 de junho de 2011

XXIV Torneio Intenacional Futebol Infantil FC Marinhas - Mais um êxito

Foi mais um êxito, o XXIV Torneio Internacional. Com mais ou menos falhas na organização (há-as sempre), tudo correu bem. O tempo esteve optimo, muita gente nas bancadas, bons jogos, animação e para abrilhantar ainda mais, a presença de EDUARDO, o guarda-redes da Selecção Nacional.

Resultados de Domingo
FC Marinhas x Porriño Ind. (2-1)
FC Porto x SC Braga (10-0)
Boavista FC x SL Benfica (0-1)
Sporting CP x Gil Vicente FC (1-0)
Jogos finais:
7º e 8º lugares: Poriño Ind. x SC Braga (0-2)
5º e 6º lugares: FC Marinhas x Gil Vicente FC (2-0)
3º e 4º lugares: Boavista FC x Sporting CP (1-1) + (2-0 gp)
1º e 2º lugares: FC Porto x SL Benfica (1-0)
Classificação Final:
1º- FC Porto
2º- SL Benfica
3º- Boavista FC
4º- Sporting CP
5º- FC Marinhas
6º- Gil Vicente FC
7º- SC Braga
8º- Porriño Ind.
Melhor ataque: FC Porto
Melhor defesa: FC Porto
Melhor marcador: Marcelo Santos (FC Porto)
Melhor guarda-redes: Marcelino Fernandes (Boavista FC)
Melhor jogador: Diogo Oliveira (FC Porto)
Prémio Fair Play: FC Marinhas
 




domingo, 19 de junho de 2011

Torneio Internacional - 1º dia

XXIV Torneio Internacional Futebol Infantil FC Marinhas

FC Marinhas x Boavista FC (0-4)
Sporting CP x SC Braga (3-0)
Porriño Ind. x SL Benfica (0-9)
Gil Vicente FC x FC Porto (0-4)
Porriño Ind. x Boavista FC (1-8)
SC Braga x Gil Vicente (0-2)
SL Benfica x FC Marinhas (2-0)
FC Porto x Sporting CP (0-0)
 

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Subida ao Nacional

Aí está a noticia que todos (muitos) esperavam: A subida do FC Marinhas ao Nacional da III Divisão na próxima época. Dessa forma, o Marinhas será o único clube do concelho com duas equipas nos nacionais na proxima época: Séniores e Iniciados.
Mais um motivo de festa no fim de semana que se avizinha, aquando da realização do Torneio Internacional.
in Correio do Minho-17/06/11

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Eduardo

Ultima novidade na preparação do XXIV Torneio Internacional de Futebol Infantil do FC Marinhas, será a presença de EDUARDO, guarda-redes do Génova (Italia) e da Selecção Nacional, na tarde de Domingo, dia 19 de Junho, no Parque Desportivo de Marinhas.

1º Aniversário Marinhas Séc. XXI

 
1º Aniversário de Marinhas Século XXI - Associação Cultural

No passado dia 10 de Junho, Marinhas Século XXI-Associação Cultural festejou o seu 1º aniversário, tendo levado a efeito duas iniciativas do âmbito cultural, mais propriamente na vertente literária, que foram realizadas na junta de freguesia de Marinhas, entre as 17h00 e as 20h00. Este 1º aniversário iniciou com a abertura da Expoética "A conquista do mundo em 3 tempos" da autoria do escritor Jorge Braga e que muito honrou esta associação com a sua presença e que, desta forma, presenteou todos os convidados e continuará patente ao público durante o mês de Junho e Julho para quem quiser visitar. Em seguida fez-se a apresentação do 2º livro do escritor marinhense Eduardo Jaime Ribeiro, intitulado "Peças soltas da mulher" e que contemplou a associação tendo-a escolhido para, pela 1ª vez, dar-se a conhecer aos marinhenses como escritor, o que para a associação foi um enorme previlégio. O livro "Peças soltas da mulher" é o aconselhado "Livro do mês" e quem quiser pode consultar. Encerrou-se esta comemoração com o bolo de aniversário e o tradicional cantar dos "parabéns" acompanhado com um porto de honra, servido a todos os convidados.

BTT JUM outra vez

Em mais uma prova da Taça Regional do Porto, que se realizou no passado fim de semana em Travanca, a equipa da JUM/Sanipóvoa,mesmo sem a presença de um dos seus mais conceituados atletas - Diogo Figueiredo, logrou alcançar o 1º lugar da geral por equipas, fruto de boas prestações dos seus atletas, das quais se destacam a vitória de Mário Barroso em Cadetes, o 2º lugar de  João Emílio Araújo e o 3º de Abel Machado em Veteranos B e ainda o 3º lugar de Fábio Abreu, também em Cadetes.
Município estabelece parcerias para gestão do Albergue de S. Miguel de Marinhas

Com vista à gestão do recém inaugurado Albergue de S. Miguel de Marinhas, a Câmara Municipal de Esposende assinou um protocolo de cooperação de âmbito sócio-cultural e turístico com a Junta de Freguesia de Marinhas, Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, Associação Via Veteris – Associação Jacobeia dos Caminhos de Esposende e Associação Confraria de São Tiago “Espaços Jacobeus”.

Esta parceria tem em vista melhorar as condições logísticas e de funcionamento daquelas instalações para acolhimento dos peregrinos, mas também potenciar o uso das mesmas e aumentar a sua atractividade, constituindo uma mais valia para o Caminho Português da Costa.

Deste modo, a Câmara Municipal irá comparticipar nas despesas associadas à aquisição de equipamento para o Albergue, como é o caso de beliches, colchões, mobiliário e material de segurança, bem como nos gastos associados à gestão e funcionamento do espaço.

Por sua vez, a Junta de Freguesia de Marinhas, além de ceder, a título gratuito, o espaço para funcionamento do Albergue, suportará os encargos com o consumo de água, energia, telefone, internet e seguros; comprometendo-se também a assegurar a manutenção e arranjo dos espaços exteriores.

À Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa compete efectuar a gestão integral do espaço e efectuar a sua limpeza e manutenção fornecendo os consumíveis, receber e controlar os acessos de peregrinos e receber os possíveis donativos.

O protocolo estipula ainda que a Associação Via Veteris e a Associação Espaços Jacobeus ficam responsáveis por ceder alguns equipamentos necessários ao normal funcionamento do espaço e promover e divulgar o mesmo pelos meios mais adequados, articulando com a entidade gestora do espaço a sua utilização.

terça-feira, 14 de junho de 2011

XXIV Torneio Internacional Futebol Infantil

Esta semana, o acontecimento mais importante (salvo o contrário) que acontecerá em Marinhas, será o XXIV Torneio Internacional de Futebol Infantil - Fernando P. Cunha, nos próximos dias 18 e 19 de Junho. Pode-se ou não, concordar com o figurino do torneio, achar ou não que é dos mais importantes, mas nunca se deve esquecer que o mesmo já vai na sua vigésima quarta edição (mais antigo, talvez só o da Pontinha, há 30 anos). Já são muitos anos. Já muitos jovens viveram a experiência de participar num tão prestigiado torneio.
No longinquo ano de 1988, à frente da equipa de infantis (que não competia na AF Braga) estava o treinador Zé Tó e tinha como directores, Aurélio Neiva, Zé Duarte, Fernando P. Cunha "Passarinho"(e outros), e foi esta gente que organizou o 1º torneio (Fut. 7), no velhinho Campo S. Miguel. O Vencedor foi o SC Braga. No final dessa época voltou a ser organizado o torneio e o vencedor foi o mesmo. Assim, nascia o Torneio de Infantis. A partir daí, foi-se escrevendo a história do torneio. Em 92/93 tornou-se internacional, com a participação do Porriño (Espanha). Em 93/94 veio cá o Celta de Vigo pela primeira vez. Em 96/97, tivemos a primeira equipa francesa (La Gacilly), e ao longo dos anos, muitas foram as equipas que se estrearam na competição. Apesar de o torneio ser disputado por apenas 8 equipas, e sendo sempre asseguarada a presença da equipa da casa e dos 3 grandes (Benfica, Porto e Sporting), havendo por isso pouca vagas, várias equipas já passaram por este torneio. Ozoir la Ferrière, Vertou, Jaf Essone (de França), Corunha, URECA, Celta Vigo, Porriño (Espanha) e de Portugal: Estrela da Amadora, Académica, Alverca, Leixões, Guimarães, Gil Vicente, Santa Maria, Esposende, Selecção de Esposende, Selecção de Braga...
Este ano, as 8 equipas são as seguintes: FC Marinhas, SL Benfica, FC Porto, Sporting CP, SC Braga, Boavista FC, Gil Vicente FC e Porriño Industrial (Espanha). Na edição do ano passado o campeão foi o Leixões que na final venceu o Benfica (0-0 + 2-0 gp).
Com o habitual empenho de toda a gente, direcção (e não só), concerteza que esta edição de 2010/2011, será mais um sucesso. Uma festa do futebol de formação e um excelente cartaz de Marinhas e do concelho de Esposende.

Festas

Domingo, dia 11. Festa de S. António em Palmeira de Faro. Mas, nas Marinhas, realizavam-se algumas actividades para angariar fundos para as festas que aí vêm.

ARGO (Goios)- Jogos tradicionais

Comissão de Festas Nª Sra da Neves (Rio de Moinhos)- II Torneio Fut. 5

Comissão de Festas S. João (Monte)- Tasquinha

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Diário do Minho 11 de Junho


Sexta-feira, dia 10 de Junho, Festa do futebol no Estádio 1º de Maio, em Braga, com a atribuição dos prémios às equipas campeãs da AF Braga nos vários escalões. Parabéns aos clubes do concelho de Esposende: Antas FC (Séniores), CF Fão (Infantis) e AD Esposende (Benjamins).
Destaque para as palavras do presidente da Af Braga, Carlos Coutada: "É praticamente certo que o Marinhas vai subir. Já temos alguns indicadores, mas ainda não podemos confirmar nada. É um justo prémio para o clube, que merece. A III Divisão é um campeonato que se adequa ao Marinhas, por tudo o que tem feito em prol do futebol." 

Concerto Sinfónico

Uma noite de Sábado diferente, no Largo dos Bombeiros, em Esposende, com o Concerto Sinfónico, oferecido ao muito público pela Banda de Musica de Belinho em conjunto com a Coral de Marinhas e a Coral de Belinho.
ver video : http://www.youtube.com/watch?v=87K4atl6eXs