terça-feira, 14 de junho de 2011

XXIV Torneio Internacional Futebol Infantil

Esta semana, o acontecimento mais importante (salvo o contrário) que acontecerá em Marinhas, será o XXIV Torneio Internacional de Futebol Infantil - Fernando P. Cunha, nos próximos dias 18 e 19 de Junho. Pode-se ou não, concordar com o figurino do torneio, achar ou não que é dos mais importantes, mas nunca se deve esquecer que o mesmo já vai na sua vigésima quarta edição (mais antigo, talvez só o da Pontinha, há 30 anos). Já são muitos anos. Já muitos jovens viveram a experiência de participar num tão prestigiado torneio.
No longinquo ano de 1988, à frente da equipa de infantis (que não competia na AF Braga) estava o treinador Zé Tó e tinha como directores, Aurélio Neiva, Zé Duarte, Fernando P. Cunha "Passarinho"(e outros), e foi esta gente que organizou o 1º torneio (Fut. 7), no velhinho Campo S. Miguel. O Vencedor foi o SC Braga. No final dessa época voltou a ser organizado o torneio e o vencedor foi o mesmo. Assim, nascia o Torneio de Infantis. A partir daí, foi-se escrevendo a história do torneio. Em 92/93 tornou-se internacional, com a participação do Porriño (Espanha). Em 93/94 veio cá o Celta de Vigo pela primeira vez. Em 96/97, tivemos a primeira equipa francesa (La Gacilly), e ao longo dos anos, muitas foram as equipas que se estrearam na competição. Apesar de o torneio ser disputado por apenas 8 equipas, e sendo sempre asseguarada a presença da equipa da casa e dos 3 grandes (Benfica, Porto e Sporting), havendo por isso pouca vagas, várias equipas já passaram por este torneio. Ozoir la Ferrière, Vertou, Jaf Essone (de França), Corunha, URECA, Celta Vigo, Porriño (Espanha) e de Portugal: Estrela da Amadora, Académica, Alverca, Leixões, Guimarães, Gil Vicente, Santa Maria, Esposende, Selecção de Esposende, Selecção de Braga...
Este ano, as 8 equipas são as seguintes: FC Marinhas, SL Benfica, FC Porto, Sporting CP, SC Braga, Boavista FC, Gil Vicente FC e Porriño Industrial (Espanha). Na edição do ano passado o campeão foi o Leixões que na final venceu o Benfica (0-0 + 2-0 gp).
Com o habitual empenho de toda a gente, direcção (e não só), concerteza que esta edição de 2010/2011, será mais um sucesso. Uma festa do futebol de formação e um excelente cartaz de Marinhas e do concelho de Esposende.

Sem comentários:

Enviar um comentário