terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Carnaval Rio de Moinhos



Noticia do Correio do Minho (20/02):

Marinhas: Carnaval solidário Carlos Areias atraiu imensos foliões

O Carnaval de Rio de Moinhos, na freguesia de Marinhas, concelho de Esposende constitui hoje um verdadeiro cartaz folião do concelho. Isto porque, ano após ano, são cada vez mais os participantes no cortejo, há mais qualidade na apresentação e confeção dos trajes e uma excelente participação dos foliões com a criatividade a sobressair.

Foram dezanove carros com muita cor, alegria e criatividade, que inundaram as ruas do lugar de Rio de Moinhos, com saída junto aos Laticínios e fim no Largo da Fonte. No final, decorreu a animação e a atuação dos diferentes grupos. Antes, já a “(Des)Organização tinha feito distribuir 4250 filhozes e centenas de crepes pela assistência e pelos velhinhos presentes.

Como disse a responsável Olívia Fonseca, “pelos doentes e pelos velhinhos nós desorganizamos sempre o carnaval de Rio de Moinhos”. Porque este evento para além da folia tem um cariz solidário. Todos os idosos do lugar que não podem participar na festa são visitados pelos desorganizadores e pelos ministros da comunhão que lhes levam prendas simbólicas, nomeadamente pão e filhozes.

Por isso, a rainha do carnaval, Verónica I, falou de festa “tão linda” onde reinam a alegria, o riso e a gargalhada. Apelou à juventude que é “o suporte do bairrismo” e agradeceu aos velhinhos “que nos ensinais tudo”.
Por isso, lembra a (Des)Organização “é uma festa com’o mundo”, em que participam devidamente organizadas as pessoas por ruas da localidade.

Olívia Fonseca disse que o desfile “foi muito positivo. Os grupos apresentaram-se muito bonitos, coloridos e com muita imaginação e isso contagia as pessoas. As pessoas estão a adorar”.
Foram dezanove os carros que constituíram o desfile do carnaval, com destaque para a crítica política com os principais agentes nacionais e onde sobressaiu a “Festa da minha terra”, constituída por uma procissão, com estandartes com o rosto de Portas, Passos Coelho, Cavaco Silva e João Jardim, e debaixo do pálio iam os responsáveis pela Europa, Merkel e Sarkozy, seguidos pela Troika e com muitos anjinhos…A iniciar o carro do som e os zés p’reiras, seguindo-se o carro do paão, ATL (Cepães, Góios, Pinhote, Rio de Moinhos), Cabaret - Ar do Saber (Esposende), Beija Rio, A festa da minha terra; Mexicanos, Animação, O bicho vai devorar os penedos, Os primitivos, O pintainho piu, Deusas romanas, Pega o Touro, Os Trunfes, Troka Tinta, Sambinha-Palhacinhos, Carro da Rainha e Samba do Rio.

Não se pense que esta “(Des)Organização não trabalha. Que o diga a D. Margarida que neste dia começa a fazer filhozes às seis da manhã e só para ao fim do dia, juntamente com mais seis acompanhantes. Este ano foram confecionadas 4250 filhozes que exigiram 31 Kg de farinha, 36 litros de leite, 20 Kg de açúcar, 248 ovos e várias garrafas de vinho do porto. Antes, já tinha cozido duas fornadas de pão para distribuir pelas pessoas e velhinhos, seguindo as pisadas de sua mãe, entretanto falecida. Mas faz tudo “com muita vontade e muito gosto”, salientou.

           

Discurso da Rainha:

Sem comentários:

Enviar um comentário