quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

À conversa no CEA

A Esposende Ambiente e a Câmara Municipal realizam esta 4ª feira, às 15h00 um debate/palestra com o tema "A Defesa da Orla Costeira", no Centro de Educação Ambiental- Marinhas.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Bicicletas já rolam

As bcicletas já rolam neste ano 2012. Na semana passada, a equipa BTT da JUM, participou numa prova em Penafiel, com bons resultados dos seus ateltas. Diogo Figueiredo (2º em Juniores), Fábio Abreu (3º em Cadetes) e Abel Machado (3º em Veteranos).

Já este Domingo, José Vasco Vasconcelos, venceu em São Brás de Alportel, no Algarve, a 1ª prova da Taça de Portugal em "Dowhill", especialidade de BTT que lhe garantiu o título de Campeão Nacional Urbano e vice-Campeão desta Taça de Portugal, a época passada ao serviço do GD Fundação Jorge Antunes
Pode-se dizer que o ciclista marinhense entrou com o pé direito, bem ao contrário da época passada em que sofreu uma grave lesão logo no arranque da época.

Campanha e Homenagem

Ontem, Domingo, dia 26, num acto dois em um, a Esposende Ambiente anunciou a próxima campanha de reciclagem do lixo e homenageou Paulo Gonçalves, o motard de Gemeses que participou no último Paris-Dakar (ou Argentina, Chile, Peru). A cerimónia decorreu na Centro de Eduacação Ambiental (ex- Quinta do Paiva), em Marinhas, um equipamento que cada vez mais, vai ganhando importância e relevância em acontecimentos relacionados com o ambiente, cultura, etc. Na cerimónia foi apresentado um filme sobre o homenageado e ficou a saber-se que ele vai colaborar na próxima campanha de reciclagem do lixo. Seguiu-se, depois, uma sessão de autógrafos e de contacto com o piloto.
   
"Pare, Separe, Recicle. 
Ajude o Ambiente"
  

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

FC Marinhas - Agenda

Fim de semana 25 e 26 de Fevereiro

Sábado- 25/02- 10H30- Necessidades - FC Marinhas (Infantis B - Camp. Dist.-Série A)...(7 - 0)

Sábado- 25/02- 11H00- Vit. Guimarães - FC Marinhas (Infantis A - Camp. Dist.-Fut.11)...(2 - 0)

Sábado- 25/02- 14H30FC Marinhas - MARCA (Benjamins - Camp. Dist.-Série A)...(6 - 0)

Sábado- 25/02- 15H00- Braga - FC Marinhas B (Iniciados-1ª Div. -Série A)...(4 - 0)

Sábado- 25/02- 15H00- Amares - FC Marinhas (Juniores-Div. Honra)...(1 - 4)

Sábado- 25/02- 16H00FC Marinhas - Braga (Juvenis - Div. Honra)...(1 - 3)

Sábado- 25/02- 17H00- Palmeiras (Braga) - FC Marinhas (Veteranos)...(3 - 3)

Domingo- 26/02- 15H00 -  FC Marinhas - Joane (Séniores-Camp. Nac. III Divisão-Série A)...(1 - 0)

Campeonatos Concelhios

8ª jornada, no Complexo Desportivo do DR Estrelas do Faro - Palmeira - Domingo- 26/02

09H30- E. Faro 04 - FC Marinhas 04 ...(13 - 0)
10H30- E. Faro - FC Marinhas 00...(2 - 0)
11H30- Fonte Boa - FC Marinhas 03 ...(1 - 6)
11H30FC Marinhas 01 - Esposende 01...(1 - 4)
16H30FC Marinhas 99 - Fonte Boa...(6 - 1)

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Coburg - Alemanha

5ª feira, dia 23, o FC Marinhas vai realizar dois jogos amigáveis com uma equipa alemã, que está há uns dias a estagiar no Hotel Ofir.


  
                                    FC Marinhas               x                  DVV Coburg

às 17h00- U15 (Iniciados)...(1 - 1)
às 18h30- U17 (Juvenis)...(1 - 3)

Mais carnavais

Além do Carnaval de Rio de Moinhos, houve muitos outros. Em Goios, a Argo realizou o habitual cortejo e concurso de Carnaval. Um dos grupo presentes em Rio de Moinhos participou e ganhou o concurso, o Pintinho Piu. Na Terça-feira, foi a vez de a Junta de Freguesia de Esposende promover o seu concurso de Carnaval, que mais uma vez contou com alguns grupos do desfile de Rio de Moinhos, mais precisamente quatro: Os Primitivos, a Festa da nossa Aldeia, O Pintinho Piu e o Fantasmas do Rio. Ganhou o concurso, o grupo da "Festa da nossa Aldeia" (este grupo já tinha ganho o ano passado), ficando em segundo ligar "Os Primitivos".
   
  

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Carnaval Rio de Moinhos



Noticia do Correio do Minho (20/02):

Marinhas: Carnaval solidário Carlos Areias atraiu imensos foliões

O Carnaval de Rio de Moinhos, na freguesia de Marinhas, concelho de Esposende constitui hoje um verdadeiro cartaz folião do concelho. Isto porque, ano após ano, são cada vez mais os participantes no cortejo, há mais qualidade na apresentação e confeção dos trajes e uma excelente participação dos foliões com a criatividade a sobressair.

Foram dezanove carros com muita cor, alegria e criatividade, que inundaram as ruas do lugar de Rio de Moinhos, com saída junto aos Laticínios e fim no Largo da Fonte. No final, decorreu a animação e a atuação dos diferentes grupos. Antes, já a “(Des)Organização tinha feito distribuir 4250 filhozes e centenas de crepes pela assistência e pelos velhinhos presentes.

Como disse a responsável Olívia Fonseca, “pelos doentes e pelos velhinhos nós desorganizamos sempre o carnaval de Rio de Moinhos”. Porque este evento para além da folia tem um cariz solidário. Todos os idosos do lugar que não podem participar na festa são visitados pelos desorganizadores e pelos ministros da comunhão que lhes levam prendas simbólicas, nomeadamente pão e filhozes.

Por isso, a rainha do carnaval, Verónica I, falou de festa “tão linda” onde reinam a alegria, o riso e a gargalhada. Apelou à juventude que é “o suporte do bairrismo” e agradeceu aos velhinhos “que nos ensinais tudo”.
Por isso, lembra a (Des)Organização “é uma festa com’o mundo”, em que participam devidamente organizadas as pessoas por ruas da localidade.

Olívia Fonseca disse que o desfile “foi muito positivo. Os grupos apresentaram-se muito bonitos, coloridos e com muita imaginação e isso contagia as pessoas. As pessoas estão a adorar”.
Foram dezanove os carros que constituíram o desfile do carnaval, com destaque para a crítica política com os principais agentes nacionais e onde sobressaiu a “Festa da minha terra”, constituída por uma procissão, com estandartes com o rosto de Portas, Passos Coelho, Cavaco Silva e João Jardim, e debaixo do pálio iam os responsáveis pela Europa, Merkel e Sarkozy, seguidos pela Troika e com muitos anjinhos…A iniciar o carro do som e os zés p’reiras, seguindo-se o carro do paão, ATL (Cepães, Góios, Pinhote, Rio de Moinhos), Cabaret - Ar do Saber (Esposende), Beija Rio, A festa da minha terra; Mexicanos, Animação, O bicho vai devorar os penedos, Os primitivos, O pintainho piu, Deusas romanas, Pega o Touro, Os Trunfes, Troka Tinta, Sambinha-Palhacinhos, Carro da Rainha e Samba do Rio.

Não se pense que esta “(Des)Organização não trabalha. Que o diga a D. Margarida que neste dia começa a fazer filhozes às seis da manhã e só para ao fim do dia, juntamente com mais seis acompanhantes. Este ano foram confecionadas 4250 filhozes que exigiram 31 Kg de farinha, 36 litros de leite, 20 Kg de açúcar, 248 ovos e várias garrafas de vinho do porto. Antes, já tinha cozido duas fornadas de pão para distribuir pelas pessoas e velhinhos, seguindo as pisadas de sua mãe, entretanto falecida. Mas faz tudo “com muita vontade e muito gosto”, salientou.

           

Discurso da Rainha:

FC Marinhas vence Torneio da Cruz Vermelha

Marinhas venceu torneio de futsal organizado pela Cruz Vermelha Portuguesa-Núcleo de Marinhas que decorreu no passado fim de semana no Pavilhão de Fão. Este evento, teve por finalidade a angariação de fundos para a aquisição de uma nova ambulância.

Na primeira fase (de grupos), Esposende, Marinhas, Belinho e Fonte Boa, foram os apurados.
Nas meias-finais Marinhas e Fonte Boa, levaram a melhor sobre Esposende e Belinho.
Na final, o FC Marinhas venceu o Fonte Boa (4-3), num jogo disputadissimo.

                     
Os responsáveis da Cruz Vermelha considerarm um êxito este primeiro torneio, pois durante os dois dias do evento muito foi o publico que acorreu ao local.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

FC Marinhas - Agenda

Fim de semana 18 e 19 Fevereiro

Sábada- 18/02- 09h30- FC Marinhas - Estrelas Faro (Infantis B - Camp. Dist.-Série A)...(1 - 2)

Sábado- 18/02- 11H00FC Marinhas - Brito (Infantis A - Camp. Dist. Fut.11)...(2 - 2)

Sábado- 18/02- 10H30- Forjães - FC Marinhas (Benjamins- Camp. Dist. Série A)...(0 - 10)

Sábado- 18/02- 15H00 - FC Marinhas- Vilaverdense (Camp.Nac.III Div-Séniores-Série A)...(0 - 1)

Sábado- 18/02- 18H30FC Marinhas - Taipas (Juniores-Div. Honra)...(3 - 2)

Domingo- 19/02- 10H00FC Marinhas B - Nogueirense (Iniciados-1ª Div. -Série A)...(8 - 1)

Domingo- 19/02- 15H00- Taipas - FC Marinhas (Juvenis-Div. Honra)...ADIADO

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Carnaval


No próximo Domingo, dia 19, vai realizar-se o 21º Carnaval RM, com desfile pelas ruas de Rio de Moinhos e concentração e espectáculo no Largo da Sra das Neves. O inicio do desfile está marcado para as 14h00 e prevê-se a presença de cerca de 20 carros alegóricos e muitos foliões.O Carnaval RM teve a sua primeira edição no longinquo ano de 1992, numa iniciativa da Escola Primaria de Rio de Moinhos que organizou um desfile "fora da escola" e que contou com a adesão de alguns pais. A partir daí, ano após ano e por insistência de um grupo de amigos que teimou em ir organizando o Carnaval, foi ganhando a forma actual e contando com a adesão de quase todo o lugar de Rio de Moinhos e atraindo também gente de fora do lugar que habitualmente marca presença no certame. A organização é como sempre da responsabilidade da (Des)Organização.

Torneio Infantil de Futsal

A Delegação de Marinhas da Cruz Vermelha Portuguesa, realiza um Torneio Infantil de Futsal, que decorrerá nos próximos dias 18 e 19 de Fevereiro, no Pavilhão Desportivo de Fão (Esposende), e contará com a presença de 12 equipas: O Fintas, Galacticos, Academia Fábio Coentrão, Fonte Boa, A Desportiva, Esposende, Marinhas, Gil Vicente, Forjães, Estrelas de Faro, Belinho e Gandra.
Os jogos decorrerão durante o dia de Sábado a partir das 9h30 e no Domingo até às 13h. A entrada é livre e gratuita.
Esta iniciativa engloba-se na campanha de angariação de fundos para uma nova viatura, pelo que o sucesso da campanha passa pela participação de toda a comunidade, logo pela maior assistência do evento.
Não se compreende é porquê que o evento decorre em Fão e não em Marinhas, mas haverá de certeza razões objectivas para que isso aconteça... 

S. Valentim

O Dia dos Namorados ou Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais sendo comum a troca de cartões e presentes.

A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a). O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

FC Marinhas- Agenda

Fim de semana 11 e 12 de Fevereiro

Sábado- 11/02- 09H30- Fão - FC Marinhas (Infantis B - Camp. Dist.-Série A)...(3 - 3)

 Sábado- 11/02- 15H00- Famalicão - FC Marinhas (Juniores-Div. Honra)...(1 - 0)

Sábado- 11/02- 15H30- EF Fintas - FC Marinhas (Iniciados-1ª Div. -Série A)...(0 - 7)

Domingo- 12/02- 14H30- Famalicão - FC Marinhas (Juvenis-Div. Honra)...(5 - 1)

Domingo- 12/02- 15H00 - Fão - FC Marinhas (Séniores-Camp. Nac. III Divisão-Série A)...(0 - 2)

FOLGAM: Iniciados A, Infantis A e Benjamins

Campeonatos Concelhios

7ª jornada, no Parque Desportivo de Marinhas - Marinhas - Domingo- 12/02

10H30FC Marinhas 04 - Forjães 04...(11 - 0)
10H30FC Marinhas 00 - Gandra...(3 - 1)
11H30FC Marinhas 03 - Fão 03...(1 - 2)
11H30FC Marinhas 01 - E. Faro...(7 - 0)
14H30- Forjães - FC Marinhas 02...(0 - 6)
16H30FC Marinhas 99 - Esposende 99...(3 - 3)

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Centro de Educação Ambiental de Esposende

Centro de Educação Ambiental de Esposende disputou os Prémios INAVATE AWARDS

O Centro de Educação Ambiental de Esposende, concretamente a exposição “Ambiente Interactivo”, esteve entre os nomeados para os Prémios INAVATE AWARDS 2012, na categoria de “Maior atracção de visitas” (Most InAVative Visitor Attraction).
Estes prémios são promovidos pela INAVATE, uma prestigiada revista britânica na área das novas tecnologias e da interactividade, e distinguem os projectos mais inovadores na Europa, Médio Oriente e África, na área do audiovisual, do digital e da interactividade.
A exposição “Ambiente Interactivo”, de carácter permanente, destaca-se pela tecnologia interactiva que lhe está associada, uma vez que permite ao visitante interagir com os conteúdos e “navegar” por entre vários cenários e quadros, e obter informação sobre vários temas ambientais na “quantidade e medida” que lhe é mais adequada.
Os temas abordados – água, resíduos, biodiversidade e energia – despertam uma curiosidade natural em conhecer mais e melhor o concelho de Esposende e contribuem para uma melhor percepção das questões ambientais com influência directa no desenvolvimento sustentável da região.
Ao longo da visita, os visitantes podem interagir com soluções como uma linha do tempo interactiva que explora o rio Cávado, um piso interactivo, uma mesa multitouch, uma parede interactiva para a separação de lixo, módulos de parede com jogos relacionados com o ambiente, um videowall interactivo e muito mais.
A componente tecnológica e interactiva desta exposição foi concebida pela empresa Edigma, que, pelo terceiro ano consecutivo, viu reconhecida a sua capacidade de conceber e implementar projectos experimentais e inovadores.
Para além do Centro de Educação Ambiental, integraram esta lista mais três projectos inovadores: o Planetário de Moscovo, o Castelo de Dover, com a experiência “Operation Dynamo: Escape from Dunkirk” e o projecto “The Doctor Who Experience at London”, que se sagrou vencedor.

Face a este importante reconhecimento, a Esposende Ambiente acredita que este equipamento venha ainda a receber mais visitantes.

Fonte: Esposende Ambiente

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Praia de Cepães




Na reunião da Câmara Municipal do passado dia 2 de Fevereiro "foi aprovada a proposta de abertura do procedimento de afectação ao domínio municipal de polígono de intervenção da Polis, para apoio de praia e envolventes, à praia de Cepães / Marinhas".

Taekwondo: "Open Poomsae"

Realizou-se no passado Sábado, no Pavilhão da EB 2/3 de Marinhas mais uma edição do "Open Poomsae de Esposende", que contou com a participação de 10 clubes e mais de 140 atletas. Este torneio, foi promovido pelo Taekwondo Clube de Esposende, sediado em Góios, Marinhas.

Classificação dos atletas do TEC
Benjamim Masculino
1.º lugar: Afonso Pedro
3.º lugar: Júlio Novo
Senior feminino
3.º lugar: Sophie Ribeiro
Senior masculino
1.º lugar: Manuel Silva
2.º lugar: João Torres
3.º lugar: Natanael Pedro
Pares cadete
2.º lugar: Carolina Lemos/Ricardo Fitas
3.º lugar: Diogo Silva/Francisca Sousa
Trios infantil
2.º lugar: Júlio Novo/Diogo Silva/Paulo Ferreira
Trios único masculino
3.º lugar:João Torres/Manuel Silva/Luís Capitão
Trio único feminino
3.º lugar: Isabel Carneiro/Sophie Ribeiro/Carolina Lemos
Equipas: 3.º lugar Taekwondo Clube de Esposende

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Claudio Borges

Foi noticia nos últimos dias, a transferência de Claudio Borges do Macedo de Cavaleiros para o Kabuscorp, clube vice-campeão de Angola.
O Cláudio (28 anos), que se notabilizou como lateral direito, em clubes do nosso concelho como Esposende, Vila Chã, Fão e Marinhas, vai agora rumar a Angola para jogar num dos mais importantes clubes daquele país. Dessa forma, estará também mais familiarizado com o futebol angolano, espreitando a possibilidade de ser seleccionado por Angola. Ainda recentemente participou num estágio da selecção angolana na preparação do Can 2012.
Sendo natural de Fão, e naturalizado angolano, Claudio fez parte da sua formação no FC Marinhas, desde os infantis, onde também era, e é conhecido por "Electrico". Mais tarde, já como sénior, esteve de 2005 a 2009 no FC Marinhas, saindo depois para o Freamunde (Liga de Honra) e mais recentemente, o Macedo de Cavaleiros (2ª Divisão).
Aos que o conhecem, é motivo de orgulho e satisfação ver a carreira que o Claudio tem traçado. Boa sorte!

Lusogalaico


Já estão abertas as inscrições para o 10.º Encontro Luso-galaico de BTT, que irá decorrer nos próximos dias 21 e 22 de Abril, em Esposende.
Organizado pela Câmara Municipal de Esposende e empresa municipal Esposende 2000, em colaboração com diversas associações concelhias, este Encontro ocupa já um importante lugar no calendário dos eventos de BTT do Norte do país. Para esta décima edição são esperados perto de 2500 participantes, perspectivando-se, um fim-de-semana repleto de emoções.
O programa inclui uma vertente desportiva, com a realização de quatro passeios de BTT, nomeadamente Passeio Júnior, Meia Maratona, Maratona e Maratona Extreme, e uma vertente de animação, que inclui o Concurso B.I.T. (Bicicletas Incrivelmente Transformadas), concentração de bicicletas clássicas e o espaço Kids Camp. As inscrições para o 10.º Encontro Luso-galaico de BTT decorrem até ao próximo dia 13 de Abril e podem ser efectuadas no site do Município, através do endereço
www.cm-esposende.pt/lusogalaico.
PROGRAMA DO 10.º ENCONTRO LUSO-GALAICO DE BTT
DIA 21 DE ABRIL, SÁBADO
08:00 Concentração dos participantes - Extreme BTT
08:00 Partida - Extreme BTT
10:00 Inauguração da exposição do Concurso B.I.T e Bicicletas Clássicas
10:30 Abertura - Kids Camp
14:30 Concentração do Passeio Júnior
15:00 Saída do Passeio Júnior
17:00 Chegada dos participantes do Passeio Júnior
19:00 Encerramento do Controlo - Extreme BTT
DIA 22 DE ABRIL, DOMINGO
08:00 Saída - Maratona Extreme BTT
09:00 Concentração - Meia Maratona e Maratona
10:00 Saída - Maratona
10:15 Saída - Meia Maratona
10:20 Roteiro de visita a locais de interesse do concelho
10:20 Saída da caminhada pela restinga
10:30 Abertura - Kids Camp
12:00 Abertura do Espaço Gastronómico
14:30 Avaliação do Concurso B.I.T.
16:00 Cerimónia de Entrega de Prémios do Concurso B.I.T. e Maratona
17:30 Passeio Desfile do Concurso B.I.T. e Bicicletas Clássicas
19:00 Encerramento do controlo - Extreme BTT
18:30 Entrega de Prémios - Extreme BTT
Fonte: CME

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

FC Marinhas-Agenda

Fim de semana 04 e 05 Fevereiro

Sábado- 04/02- 09H30- Gil Vicente - FC Marinhas (Benjamins- Camp. Dist. Série A)...(5 - 2)

Sábada- 04/02- 14h30- FC Marinhas - Gil Vicente (Infantis B - Camp. Dist.-Série A)...(2 - 3)

Sábado- 04/02- 15H00- Fafe - FC Marinhas (Juvenis-Div. Honra)...(2 - 1)

Sábado- 04/02- 16H00FC Marinhas - Gil Vicente (Infantis A - Camp. Dist. Fut.11)...(0 - 0)

Sábado- 04/02- 18H00FC Marinhas - Pevidém (Juniores-Div. Honra)...(2 - 2)

Domingo- 05/02- 10H00- Realense - FC Marinhas B (Iniciados-1ª Div. -Série A)...(2 - 0)

Domingo- 05/02- 11H00- Gil Vicente - FC Marinhas (Camp.Nacional Iniciados-Série A)...(1 - 1)

Domingo- 05/02- 15H00 - FC Marinhas-Maria da Fonte (Camp.Nac.III Div-Séniores-Série A)...(1 - 1)