sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Dia de S. Miguel

Hoje, 29 de Setembro, é o Dia de S. Miguel, padroeiro de Marinhas. Há uns anos atrás, era também o dia da Comunhão Solene.
in: .wikipedia
"São Miguel é padroeiro dos fuzileiros navais, marinheiros, motoristas de ambulância, paramédicos, policias, paraquedistas, radiologistas, radioterapeutas e das cidades de Bruxelas, Arcangel, Santos Dumont e Kiev.
Segundo o costume católico, patronoorago ou padroeiro é um santo ou anjo a quem é dedicada uma localidade, associação ou templo (capela, igreja, etc.). Na legislação que estabelece a simbologia associada às freguesias portuguesas, surgem, frequentemente, menções aos oragos dessas freguesias. Este fato tem dois significados: por um lado, tem o significado religioso de estender a "proteção" do santo para lá do templo, a toda a freguesia; por outro lado é um arcaísmo que reflete nos dias atuais as origens antigas das freguesias. Com efeito, embora, hoje, uma freguesia seja uma instituição de carácter político e administrativo, exclusivamente subordinada aos poderes civis, a sua origem é a paróquia católica, que constituiu, em tempos, a malha mais fina de administração em Portugal."

Sem comentários:

Enviar um comentário