segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Festa do Pão- Sucesso

Foi, mais uma vez, um sucesso a Festa do Pão, com a tenda sempre cheia, sobretudo no Sábado à noite e no Domingo à tarde.
 
Destaque da Festa do Pão no Correio do Minho de hoje:

"Cerca de sete mil pessoas passaram, entre sexta-feira à noite e ontem, pela oitava edição da Festa do Pão das Marinhas, que decorreu no Campo de S. Miguel. O evento agregou cerca de uma dúzia de associações e colectividades da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra.
O objectivo foi o de manter viva a produção artesanal de pão à moda das Marinhas. 

“Este evento tem por base os moinhos da Abelheira, que pretendemos requalificar. Até aos anos 60 (do século passado), Marinhas teve uma indústria importante, que é a moagem do milho. Pegando nesse tema, pretendemos recriar aqui uma arte ancestral de cozinhar o pão”, explicou Aurélio Neiva, presidente da União de Freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra.
O autarca destacou ainda a oportunidade gerada pelo evento para valorizar o património da freguesia.

A vertente social também não foi esquecida, já que as associações presentes tiveram oportunidade de dar a conhecer algumas das suas principais actividades e de colher algumas receitas. “Era importante criarum evento onde as associações da freguesia tivessem condições para se auto-subsidiarem para as suas actividades. Nós criamos todas as condições e as associações exploram os espaços, com as suas iguarias, com o que entenderem comercializar e arranjarem dinheiro para as suas actividades, disse Aurélio Neiva.

Ao nível cultural, o evento também obteve a participação de gente da terra. “Foi o caso da Joana D’Arc, uma marinhense que desde há uns anos tem-se assumido na Festa do Pão, como uma cantora residente, e ontem (sábado) lançou aqui o seu primeiro CD. Foi um momento brutal”, considerou o autarca de Esposende, Marinhas e Gandra.

Outro ponto alto foram os cantares ao desafio, realizados no sábado à noite. O programa de ontem ficou marcado pela actuação das concertinas, pela realização do Espaço Comemorativo dos 50 anos do Futebol Clube das Marinhas e pelo folclore do Rancho Folclórico de Fonte Boa e da Ronda Típica de Vila Chã.
A Festa do Pão das Marinhas encerrou com a actuação da Banda ‘Baeta e Companhia’."

Sem comentários:

Enviar um comentário