segunda-feira, 9 de maio de 2011

Pe Anselmo Monteiro

Do Farol de Esposende de 6 de Maio 2011:

"Ilustre marinhense celebra Bodas de Ouro sacerdotais
No passado dia 1 de Maio, dia de grandiosas festividades, o ilustre marinhense, P. Doutor Anselmo Américo Enes Monteiro, celebrou 50 anos de vida sacerdotal.
    Há 50 anos, pela imposição das mãos do bispo e pela Oração de Ordenação, foi conferido ao Senhor Padre Doutor Anselmo Américo Enes Monteiro o dom do Espirito Santo para receber a graça da Ordem dos presbíteros. Passados todos estes anos, amigos, familiares, clero e fieis uniram-se para homenagear, publicamente, o sacerdote, numa jornada que teve inicio pelas 11:30 horas, com a Eucaristia cantada na Igreja Paroquial de Marinhas, seguindo-se um almoço/convivio para os mais próximos.
     O P. Doutor Anselmo Américo Enes Monteiro ordenou-se na Capela da Torre da Marca, no Porto a 18 de Março de 1961, celebrando depois a Missa Nova na Igreja da sua terra natal, S. Miguel de Marinhas, a 23 de Abril de 1961.
    O seu primeiro serviço eclesial foi no Mosteiro de Singeverga, Roriz, Santo Tirso, já lá tendo frequentado o curso secundário e o curso de Filosofia e Teologia. Ainda no ano de 1961, ano da sua ordenação, partiu para Wurzburg (então na Républica Federal Alemã) e durante 5 anos manteve-se no estrangeiro, passando também pela Bélgica, a fim de se expandir nos seus estudos.
    Quando regressou a Portugal, leccionou no ensino particular, da Escola Claustral do Mosteiro de Singeverga, e no Colégio Beneditino de Lamego. Mais tarde, em 1968, obteve grau de Doutor, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
     Ao longo destes 50 anos, o P. Doutor Anselmo Américo Enes Monteiro, manteve-se sempre fiel aos seus votos e nunca deixou de se cultivar, enquanto sacerdote, pessoa e professor.
     Agora, no passado dia 1 de Maio, Marinhas esteve em festa com a celebração das suas Bodas de Ouro Sacerdotais. Ao som de cânticos de júbilo, entoados pelo Grupo Coral de Marinhas, que anima as eucaristias dos domingos de manhã (às oito horas), a cerimónia pôde contar também com a presença do Senhor Arcipreste de Esposende, P. Armindo Patrão de Abreu, do Pároco das Marinhas, P. Avelino Filipe, do P. António Laranjeira, do P. Abilio Cardoso e do seu irmão, P. Crisóstomo Monteiro. Também estiveream presentes amigos de longa data e um vasto povo marinhense sempre fiel aos seus sacerdotes.
     Há cinquenta anos, o jovem sacerdote fez a sua apresentação à comunidade com a Missa Nova. Decorrido meio século, este amigo e ilustre marinhense celebrou e agradeceu o dom do seu sacerdócio com a comunidade que o viu nascer e crescer.
     Ao P. Doutor Anselmo Américo Enes Monteiro, votos de muitos parabéns e de uma longa vida ao serviço de Deus e dos irmãos.
Joana Raquel Ribeiro Patrão" 

Sem comentários:

Enviar um comentário