terça-feira, 25 de outubro de 2011

Entrevista


Breve entrevista ao Presidente de Junta da Freguesia de Marinhas, Aurélio Neiva.


...balanço, programa eleitoral, projectos, João Cepa, Governo, Marinhas...






1- Dois anos depois de ter ganho as eleições para a Junta de Freguesia, que balanço faz desta primeira metade do mandato?


R. Em meu entender é um balanço positivo. Dois anos passam rápido. Depois de um período normal de adaptação e de perceber o funcionamento da Junta de Freguesia, traçamos um plano para colocar em prática aquilo com que nos comprometemos com os marinhenses. Adoptamos uma política de proximidade com a população de Marinhas, bem, como com as Associações. Temos o serviço de apoio à família (ATL) a funcionar em quatro escolas da freguesia, colaboramos com as escolas, promovemos dois eventos culturais por ano, a Semana Cultural e a Festa do Pão, executamos novas pavimentações, melhoramos caminhos agrícolas, procedemos à limpeza das linhas de água, de praias e à manutenção das vias. Temos uma freguesia asseada e limpa. Com a importante colaboração da Câmara Municipal e da Esposende Ambiente, alargamos a rede de saneamento básico. Foram construídas vias e equipamentos estruturantes para a freguesia. Em dois anos foi feito muito trabalho.


2- Se recuperarmos o programa eleitoral de 2009, que grau de concretização já foi conseguido? Que projectos/obras já foram realizados? E o que está previsto para os próximos tempos?

R. No nosso programa eleitoral há várias tarefas que são feitas no dia a dia, portanto, essas estão a ser feitas. No que diz respeito a obras estruturantes para a freguesia, temos de ter em atenção que para se avançar com as obras é necessário elaborar os projectos, arranjar financiamento e submete-las ao processo de adjudicação. Tudo isto demora o seu tempo. Nos últimos dois anos foram feitas: Rua da Ponte Nova; conclusão do Centro de Educação Ambiental e a requalificação do Adro S. Bento; procedeu-se à abertura do Albergue S. Miguel; criou-se o Grupo de trabalho para o estudo de pormenor da Zona Central de Marinhas. Está para breve o início das obras: requalificação da Rua da Anta e dos Loteamentos da Visconda, Sosende e Mangalaça; construção do acesso à Sra da Paz; alargamento da Avª. Goios e beneficiação do caminho da Agrela. Temos ainda outros projectos para Marinhas, uns que estão a ser elaborados os respectivos processos para a sua execução, outros que fruto da situação económica que o Pais atravessa, terá de se aguardar os próximos Orçamentos do Estado para verificarmos a possibilidade de execução.  

3- Na última assembleia de freguesia (ordinária) em Setembro, questionado pela oposição se acreditava ser possível concretizar até ao fim do mandado todo o programa eleitoral, respondeu que sim. Acredita mesmo que conseguirá, agora que já estamos no “intervalo”, sabendo que na “2ª parte” o tempo voa (diminui)?

R. Sou optimista, faltam dois anos para o final do mandato, olho para o programa que traçamos e verifico que é possível executa-lo. Estou no entanto, consciente das dificuldades que o Pais atravessa, que também afecta as Autarquias, podendo colocar em causa, os seus projectos. Todos sabemos que não está fácil, mas nesta altura ainda acredito que é possível.





4- Respostas breves (tanto quanto possível):


a)- João Cepa - demissão do PSD?

R. É uma decisão pessoal, cujos motivos ele saberá.
João Cepa deu provas ao longo dos anos como Presidente da Câmara Municipal de Esposende, que sempre colocou os interesses da autarquia acima dos interesses pessoais ou partidários.


b)- Actuação do novo governo?

R. Está numa situação muito difícil, tem de cumprir um programa, que todos sabemos, foi traçado para tirar o Pais de uma situação complicada. Foram cometidos muitos erros no passado. Em minha opinião tem sido corajoso. Estou optimista na equipa governamental.

c)- Redução do numero de freguesias?

R. Eu acho que faz sentido, uma reforma na administração local. No entanto, tenho muitas dúvidas que a extinção de freguesias, através dos números das estatísticas, seja um processo bem sucedido.


d)- Marinhas - que futuro?

R. Obviamente um futuro próspero. Os tempos difíceis que estamos a passar e que certamente vai durar uns anos, será ultrapassado com a contribuição de todos nós, com optimismo realista.  



Obrigado.
marinhasonline

Sem comentários:

Enviar um comentário