terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Policiamento

Policiamento ou não, eis a questão. No passado sábado aconteceu algo de estranho no Estádio Pe Avelino Peres Filipe. Para as 18h30 estava marcado o jogo de juniores, F Marinhas x Este FC. Acontece que o árbitro para esse jogo não deu inicio ao mesmo por falta de policiamento. Os dirigentes do Marinhas diziam que não era obrigatório o policiamento, mas o árbitro afirmava que sim. O árbitro deu meia hora de tolerância e ao fim desse tempo, deu por concluído o jogo (que não aconteceu). Resultado: derrota do FC Marinhas por 3-0. E saiu toda a gente a resmungar, sem se saber quem tinha razão. Entretanto, econtramos esta explicação:

"Ministro Eduardo Cabrita mandou repor o modelo que estava em vigor no início da época.

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, suspendeu as alterações que a PSP tinha introduzido recentemente no policiamento de eventos desportivos.
Eduardo Cabrita mandou repor o modelo que estava em vigor no início da época - o mesmo que tem sido seguido nos últimos anos -, contrariando assim as normas que a Direção Nacional da PSP introduziu no último mês.
Em causa está a lei que regula que eventos desportivos devem ter policiamento.
A PSP entendeu que, ao fim de seis anos em vigor, a lei deveria passar a ser aplicada com rigor, ou seja, que o policiamento não é obrigatório nos jogos de seniores amadores e nos escalões jovens.
De acordo com as orientações dadas pela Direção da PSP ao dispositivo de todo o país, esses jogos só teriam policiamento se uma avaliação de risco prévia assim o recomendasse.
Foi isso que aconteceu no último mês, mas agora, e na sequência de várias queixas que se ouviram, o ministro da Administração Interna mandou suspender essas orientações.
Com efeitos imediatos, já neste fim de semana desportivo, todos os jogos, sejam de que escalões forem, e profissionais ou não todos voltarão a ter a presença da polícia."
Em consequência desta "confusão", o Marinhas (primeiro classificado) perdeu em casa com o último classificado por 3-0 e viu reduzida a sua vantagem para o segundo classificado, para 3 pontos. Para os objectivos do Marinhas esta (inesperada) derrota poderá "custar caro". E tudo, por falta de informação!
CLASSIFICAÇÃO

Sem comentários:

Enviar um comentário