Começou de forma bem sobressaltada esta terça feira para a população de Marinhas. Com ventos muito fortes, a soprar em direcções incertas e uma enorme nuvem de fumo que se foi adensando durante todo o dia. A informção que ia circulando é que se tratava de um incêndio que começou por volta das 5 da manhã em Curvos e que avançou para Vila Chã e Marinhas. A escola de Rio de Moinhos e a EB 2/3 de Marinhas foram evacuadas durante a manhã e a A28 cortada nos acessos norte e sul de Esposende o que inundou a N13 de trânsito. Ao longo da Estrada Real, a GNR foi controlando o trânsito e muita gente procurou captar as imagens de um incêndio, que há mais de 20 anos, não assolava o monte de Marinhas e Abelheira.
O fogo que lavra na encosta de Marinhas mantém uma frente ativa. No terreno estão 108 homens, apoiados por 36 veiculos e um meio aéreo. Não há casas em risco e nunca houve.
A A28 foi reaberta ao trânsito, assim como a Nacional 305. Condicionado permanece apenas a circulação na estrada municipal de Real, no sopé da arriba fóssil.
Para a segunda comandante operacional distrital, Marinha Esteves, existe "perigo de reacendimento se o vento mudar direção".
"Estamos a trabalhar afincadamente para extinguir este incêndio. Os meios estão no terreno e a Câmara Municipal agradece a colaboração das populações que contribuíram de diversas formas, nomeadamente com donativo de água".
Sem comentários:
Enviar um comentário