terça-feira, 9 de outubro de 2018

Ainda a Casa das Marinhas

Está patente, na galeria da sede nacional da Ordem dos Arquitetos, em Lisboa, a mostra "Memento/Momento", sobre a obra do arquiteto Viana de Lima. O Município de Esposende associa-se, assim, à Ordem dos Arquitetos Portugueses, comemorando o mês da Arquitetura, com uma exposição da vida e obra do arquiteto que estará patente até 30 de outubro.
Para o presidente da Ordem dos Arquitetos, José Manuel Pedreirinho, trata-se de "uma exposição bem documentada sobre Viana de Lima que reúne as obras mais significativas do arquiteto". José Manuel Pedreirinho destacou a importância da Casa das Marinhas – “de visita obrigatória”, sublinhou-, cujo "trabalho da escala interior é fabuloso e merece estudo atento".
Paulo Guerreiro, do Município de Esposende, fez a apresentação da exposição, enquadrando as obras nas diferentes fases da vida de Viana de Lima e apontou outros pontos de partida para a investigação, nomeadamente pelos muitos alunos de Arquitetura presentes na abertura da exposição.
...
O arquiteto Viana de Lima foi autor, entre outros projetos, da denominada “Casa das Marinhas”, edifício classificado como Monumento de Interesse Público, desde 2012, e registada na Fundação Docomomo Ibérica, organismo internacional que preserva edifícios icónicos da arquitetura modernista. De resto, inserida nas comemorações do Mês da Arquitetura, a “Casa das Marinhas” acolhe duas iniciativas que visam dar a conhecer a habitação: “Cas’Aberta” e “À descoberta da Casa”.

Sem comentários:

Enviar um comentário